Diversidade Família Leitor Iniciante

O Imperdível Menino que Perdia Tudo

A proposta do Na Corda Bamba Educação é publicar a cada dia uma atividade relacionada a uma área do conhecimento. Começamos com a Matemática e hoje é dia de dar uma boa dica de Literatura Infantil.

 O livro “O Imperdível Menino que Perdia Tudo” pode ser trabalhado de diversas formas. Serve como um recurso para interpretação de texto, gramática, ortografia ou até como ajuda  àquelas crianças que têm dificuldades de se organizar e que por isso acabam perdendo várias coisas em casa e na escola.
 Escrito por Marcelo Pires e editado pela Galerinha Record, o livro conta de maneira divertida e emocionante a história de um menino distraído que perdia a hora, a fome, o ônibus, a borracha, a piada e muitas outras coisas. Porém, de tanto perder,  acaba ganhando muitas coisas. Compreende o amigo que perdeu a avó, não se importa em perder um gol no jogo de futebol, tranquiliza a prima que está perdida, e com isso nunca perde os amigos.
 O mais interessante desse livro (além do jogo com as palavras perder e ganhar) é a identificação que algumas crianças, principalmente aquelas que têm grande desorganização interna e externa, e que “perdem tudo”, criam com ele. Nessa identificação elas compreendem que não são só elas que possuem essas dificuldades, aumentando assim sua autoestima. Muitas dessas crianças sofrem de TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade) e já são taxadas de distraídas, perdidas, desorganizadas e etc. Trabalhar essa história com essas crianças, mostrando não só que existem outras com as mesmas características, mas que essas podem ser usadas e contornadas de diversas formas; pode trazer ganhos incríveis para o trabalho em sala de aula e fora dela.
 É importante não esquecer de estimular na criança a criação de recursos para ajudá-la a trabalhar com a distração e a desatenção: “Como o menino poderia fazer para não perder a hora da escola? O que ele poderia fazer para cuidar melhor de seu material?” Essas são perguntas que podem ser trabalhadas por pais ou professores a partir da leitura desse livro.
Gostou? Amanhã o Na Corda Bamba Educação trará uma atividade de Música! Aguarde e continue lendo nosso blog.

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação pela PUC-Rio. Atua como professora do Ensino Fundamental I e faz atendimento psicopedagógico de crianças com questões de leitura e escrita, usando a literatura infantil como aliada nesse processo.

Deixe um comentário