Mania de Explicação é um livro de Adriana Falcão, lançado pela Editora Salamandra que conta a história de uma menina que achava o mundo muito complicado, por isso tentou simplificá-lo dentro da sua cabeça, com a intenção de deixá-lo mais bonito.
Usando poesia, Adriana Falcão define algumas palavras bem abstratas para as crianças como amor, solidão, vontade e etc., encantando leitores de todas as idades. Veja alguns trechos:
“Era uma menina que gostava de inventar uma explicação para cada coisa. Explicação é uma frase que se acha mais importante do que a palavra.”
“Filósofo é que, em vez de ver televisão, prefere ficar pensando pensamentos.”
“Solidão é uma ilha com saudade de barco”.
Com ilustrações de Mariana Massarani, o livro é uma excelente forma para se começar o trabalho com poesia, tanto em sala de aula como em casa!
Leia o livro com a criança e depois peça que ela o leia sozinha. Pergunte quais palavras ela já conhecia, quais não, de quais ela mais gosta, os desenhos que mais gostou.
Faça algumas perguntas relativas à interpretação do texto:
- O que queria a menina?
- Por que ela gostava de definir as palavras de maneira diferente?
- Com o que tipo de livro a história se parece? (dicionário, livro de poesias)
Explique que a forma “bonita” pela qual a menina definia as coisas é o que podemos chamar de poesia. É quando usamos o sentimento para falar ou escrever, quando falamos a mesma coisa de maneiras diferentes, como a menina faz no livro.
Depois, peça que a criança escolha 3 palavras quaisquer e faça a sua definição das mesmas, usando poesia (importante explicar que para ser poesia não é necessário rimar). Dê a ela os exemplos do livro ou qualquer outro inventado por você, use sua criatividade! Você vai ver que vão surgir frases maravilhosas como as de Catarina Mazzi, 8 anos:
“Tristeza – É quando o seu coração chora e a gente escuta
Amizade – É quando alguém te agarra e você nunca mais desagarra ela”
Vocês podem até escrever um livro, como Adriana escreveu o dela!