Amizade Família Leitor Iniciante

Guilherme Augusto Araújo Fernandes

Coisa boa não sai de moda e Guilherme Augusto Araújo Fernandes é mais do que um exemplo disso. Lançada em 1995, a história do menino que quer descobrir o que é uma memória para devolvê-la a uma senhora amiga é mais do que atual.
Como não sabe o que é uma memória, resolve perguntar para os vizinhos.Cada um dá uma explicação diferente e após tantas opiniões ele vai em busca de um objeto para cada definição, entregando uma cesta cheia de objetos para a velhinha.
E se você pensa que ela não vai entender nada da ideia do menino, está redondamente enganado. Dona Antônia pega cada objeto e se lembra de um momento da sua história de 96 anos.
“Ela segurou o ovo ainda quente e contou a Guilherme Augusto sobre um ovinho azul, tudo pintado, que havia encontrado uma vez, dentro de um ninho, no jardim da casa de sua tia.
 
Ela encostou uma das conchas no ouvido e lembrou da vez que tinha ido à praia de bonde, há muito tempo, e como sentira calor com suas botas de amarrar.”
 
Mais do que um livro infantil, talvez essa história seja uma maneira de nós adultos tentarmos resgatar nossas memórias! Que tal fazer uma caixa de memórias com seu filho ou com sua mãe?
Guilherme Augusto Araújo Fernandes
Mem Fox
Ilustrações: Julie Vivas
Editora: Brinque Book
Preço Médio: R$ 35,00

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação pela PUC-Rio. Atua como professora do Ensino Fundamental I e faz atendimento psicopedagógico de crianças com questões de leitura e escrita, usando a literatura infantil como aliada nesse processo.

Deixe um comentário