Diversidade Leitor Autônomo Temas delicados

Os Azuis – trabalhando o preconceito racial

Trabalho muito com leitura nas minhas aulas particulares. As indicações são de alunos com dificuldades em ler, compreender os texto e escrevê-los.
As diversas escolas trabalham a leitura de maneiras diferentes: umas fazem ciranda de livros, outras troca-troca entre os alunos, outras indicam livros de leitura.
Certo dia uma aluna recebeu esse livro como leitura da semana. Turma da Mônica, com  texto de Maurício de Sousa e sem os seus desenhos? As ilustrações eram de aquarela. No mínimo curioso.
E dentro do livro, uma história encantadora, perfeita para as crianças refletirem de maneira concreta sobre o preconceito racial.
Uma das minhas alunas (negra) me disse certa vez:  “Não entendo o preconceito, não entendo por quê as pessoas não gostam dos negros.”
“Nem eu, querida”. Foi o que eu respondi com o coração partido.
Eram como todos deveriam pensar…
E então, me deparo com “Os Azuia”. A história é simples:
Mônica acorda e percebe que todos os seus amigos estão azuis. Ela estranha, acha que todos estão fazendo uma brincadeira. Ao encontrar Cebolinha e sua turma, eles é que não a reconhecem: por quê Mônica está diferente? E passam a não querer brincar com ela e a tratá-la mal só porque ela está “alaranjada”. Aos poucos a menina vai percebendo que a cidade toda está azul e que olha de maneira diferente para ela. “Ela não sabe o seu lugar?” dizem uns. “Vamos chamar o guarda” dizem outros.
E em meio a essa correria, que depois se revela um pesadelo da protagonista, o leitor pode perceber o quão ininteligível é o preconceito racial. É um bom disparador para várias discussões em sala de aula e em casa também!
Já imaginou se todos os seus amigos um dia ficassem azuis?


Os Azuis- Turma da Mônica

Autor: Maurício de Sousa
Ilustrações: Elisabeth Teixeira
Editora: Companhia das Letrinhas
Preço Médio: R$ 35,00

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação pela PUC-Rio. Atua como professora do Ensino Fundamental I e faz atendimento psicopedagógico de crianças com questões de leitura e escrita, usando a literatura infantil como aliada nesse processo.

Deixe um comentário