Diversidade Família Leitor Autônomo Leitor Experiente Poesia

O paraíso são os outros

     A literatura infantil portuguesa vem aparecendo com cada vez mais força. Em um curso que fiz recentemente pude conhecer vários autores, ilustradores e editoras que vem despontando no mercado internacional.
     Coincidentemente, recebi esse livro da mãe de um aluno que, sabendo que eu estava escrevendo um blog de literatura infantil, achou que me pudesse interessar.
    Escrevi a ela que leria um bilhete, dizendo que leria o livro com cuidado e carinho. E quando cheguei em casa, foi ele, o livro, quem me tratou com cuidado e carinho.
 
“O paraíso são os outros”, de Walter Hugo Mãe é o que eu chamo de livro infantil pra adulto. Desperta na criança uma semente de poesia, trazendo os questionamentos de uma menina sobre o mundo do amor e dos casais, o olhar curioso e as imagens dos animais. Ao mesmo tempo, encanta o adulto frases tocantes e com um belo texto que traz, na ingenuidade das observações de uma criança, belas lições de vida É poesia em forma de livro.
Sem contar as belíssimas, coloridas e irreverentes ilustrações de Esgar Acelerado.
É difícil descrever a sensação que esse livro me causou, talvez isso nem seja possível. Talvez você precise ler e sentir por conta própria. É daquelas coisas intransferíveis…
Eu quero guardar esse livro debaixo do travesseiro, assim eu fazia com as coisas mais preciosas da minha infância.
 
“A minha mãe diz que só crescemos quando reconhecemos os nossos erros. Enquanto não o fizermos seremos menores. Crescer é diferente de aumentar de tamanho ou ganhar idade. A minha mãe diz que grandes são os que se corrigem.”
 
 
 
 
 
 
 
“As pessoas são tão diferentes. Aprecio muito que o sejam. Fico a pensar se me acharão diferente. Adoraria que achassem. Ser tudo igual é característica de azulejo na parede e, mesmo assim, há quem misture.” 
       

O paraíso são os outros

Autor: Walter Hugo Mãe
Ilutrador: Esgar Acelerado
Editora Porto

Infelizmente o livro ainda não foi editado no Brasil, mas quem tiver interesse, pode procurar no site da Editora Porto

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação pela PUC-Rio. Atua como professora do Ensino Fundamental I e faz atendimento psicopedagógico de crianças com questões de leitura e escrita, usando a literatura infantil como aliada nesse processo.

Deixe um comentário