Amizade Leitor Autônomo

História de Mix, Max e Mex: um livro sobre amizade

Um livro fino, aparentemente despretencioso, mas que conta uma história de amizade tão bonita e delicada que dá vontade de guardar para sempre debaixo do travesseiro.

Mix é um menino que cresce junto com seu gato Max e Mex…

Bem, Mex vai entrar na história daqui a pouco.

Mix fica adulto e leva seu gato de perfil grego (é assim que ele o chama) para morar com ele em seu apartamento. O gato acompanha o amadurecimento do menino, seus estudos na universidade, sua luta por um emprego.

A cada etapa que passa, a narrativa é acompanhada de frases sobre o valor da amizade:

“Todo dia, Max explorava o telhado do prédio e, ao voltar, agradecia a Mix se esfregando em suas pernas e ronronando. Compartilhavam assim o pequeno espaço e, enquanto Mix estudava os segredos da matemática, da química e da física, Max se acomodava a seus pés e se lembrava das muitas árvores em que havia subido, dos passarinhos que levantavam voo e mal o viam, da chuva que o havia molhado ou da neve sob suas quatro patas. Os amigos de verdade também compartilham o silêncio.”  

Até que um dia, Max, o gato, sofre um acidente e fica cego. Mas logo aparece Mex, um ratinho medroso, mas muito metido, que passa a ser os olhos de Max. Ele descreve para o gato como está o dia lá fora, e o guia pela casa. A relação de amizade e companheirismo dos dois é tocante. Juntos eles enganam um ladrão e defendem a casa de Mix.

É uma história de amizade inspiradora e que pode ajudar a refletir e também emocionar muitas crianças e adultos. Eu definitivamente sou apaixonada por esse livro. E conto essa história todos os anos para meus alunos e é sucesso garantido.

Como se já não bastasse essa pérola em forma de livro, as ilustrações se encaixam perfeitamente na delicadeza e sutileza das páginas. São da espanhola Noemí Villamuza. Se você quiser ver mais ilustrações dela, é só clicar no link acima.

O autor é o chileno Luis Sepúlveda e o livro foi editado pela
Companhia das Letrinhas. 

No site da Companhia das Letras você pode ver algumas partes do livro em pdf. Se você gostou dessa história tanto quanto eu, clique aqui:

HISTÓRIA DE MIX MAX E MEX – Luis Sepúlveda – Companhia das Letras

História de Mix, Max e Mex
autor: Luís Sepúlveda
ilustrações: Noemí Villamuzza
editora: Companhia das Letrinhas
preço médio: R$ 33,00

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação pela PUC-Rio. Atua como professora do Ensino Fundamental I e faz atendimento psicopedagógico de crianças com questões de leitura e escrita, usando a literatura infantil como aliada nesse processo.

Deixe um comentário