Animais Família Primeiras Leituras Temas delicados

5 dicas de livros para bebês

Muita gente me pergunta sobre literatura para bebês e crianças de até 3 anos. Como trabalho com o Ensino Fundamental, não tinha muito conhecimento sobre essa faixa etária.

Ao mesmo tempo, há alguns artigos que discutem sobre a necessidade de se enquadrar literatura de acordo com a idade, afinal, cada criança tem um desenvolvimento e uma experiência de leitura. Segundo Denise Guilherme, do site A Taba:

“Escolher um livro para outra pessoa pressupõe um mínimo conhecimento sobre como ela se comporta como leitora: qual a sua familiaridade com a linguagem escrita, que temas poderiam lhe interessar, que gêneros aprecia etc. Ou seja, o que pode  ajudar a definir o perfil de um leitor é sua competência, suas experiências leitoras, sua história de vida e não o seu sexo ou idade.” (Retirado de http://ataba.com.br/afinal-e-possivel-definir-um-leitor-a-partir-de-sua-idade)

Mesmo assim, mobilizada pela demanda, resolvi ir à uma grande livraria e fazer uma primeira pesquisa sobre o que seria adequado e de qualidade para aqueles que estão iniciando sua vida e entrando pelo mundo mágico da literatura.

A primeira coisa que notei foi constate didatização dos livros destinados aos bebês. Coleções sobre cor, forma, contrários, animais da fazenda, do zoológico, profissões e etc, estão sempre entre os temas das prateleiras de 0 a 3 anos.

Tentei fugir desse tipo de literatura nessa primeira pesquisa e levantei alguns títulos que, podem ser bem interessantes para os pequenos, trazendo histórias simples, imagens que possibilitam a criação e a imaginação e a linguagem adequada.




Um elefante se balança é um livro de feito de papel grosso, com grandes ilustrações e pouco texto. Contém uma história com início, meio e fim, com linguagem simples, mas sem idiotizar a criança. É daquelas histórias repetidas onde um animal vai chamando outro, que chama o outro, que chama o outro… E no final, quando todos estão pendurados na corda…

Os desenhos são lindos, grandes e coloridos.  Texto e ilustração de Marianne Duduc que é autora que a gente adora! Também escreveu e ilustrou “O leão e o pássaro” e “Ônibus”.

Editado pela DCL.

A Coleção Conte e Reconte é para ser aproveitada como livro de imagens. Cada página é dividida em três e você pode ir combinando essas partes, montando diversos personagens e com eles inventando várias histórias diferentes. Também foi produzido com folhas grossas e a possibilidades de combinação tornam tudo bem divertido. Indicamos o de Monstros, mas você também encontra o “Animais”, “Esportes”, “Garotos” e “Garotas”.  Editado pela Publifolhinha.
Adivinha o quanto eu te amo.Esse é um clássico que fez tanto sucesso que já está na edição comemorativa de 20 anos! Um coelhinho tenta mostrar seu amor pelo pai usando as medidas que cabem em seu universo:                “- Eu te amo toda a minha altura – disse o coelhinho.       – E eu te amo toda a minha altura – disse o coelho pai      – Puxa, isso é bem alto. Eu queria ter os braços compridos assim.” Uma fofura de livro!  Escrito por Sam McBratney e ilustrado por Anita Jeram. Editora: Martins Fontes.                                   
  A  Editora Brinque-book tem um selo chamado “Brinque-Book na mochila”. Nele são publicados livros de bolso para crianças pequenas. A coleção “O Lobinho” é uma série de 4 livros com temas comuns às crianças pequenas. O interessante desses livros é que as páginas são plastificadas, facilitando o manuseio da criança. Ela pode ler, reler e brincar com o livro sem medo de estragar.  São livros com histórias curtas e simples, mas com início, meio e fim.  O autor é Orianne Lallemand e a ilustradora Éleonore Thuilier
Se você gosta de contos de fadas, pode contar essas histórias para os pequenos de uma outra forma. Na Coleção Toque e sinta – Contos de Fadas, os livros vêm com pedaços de texturas diferentes, fazendo com que a criança tenha uma experiência sensorial da história. Você também encontra as histórias de “Branca de Neve”, “Chapeuzinho Vermelho” e “Mogli”.  Editora: Yoyo Books

E nossa pesquisa não acaba por aqui! Em breve mais títulos e dicas sobre literatura para bebês! Aguarde!

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação pela PUC-Rio. Atua como professora do Ensino Fundamental I e faz atendimento psicopedagógico de crianças com questões de leitura e escrita, usando a literatura infantil como aliada nesse processo.

3 Comentários

Deixe um comentário