Muita gente me pergunta sobre literatura para bebês e crianças de até 3 anos. Como trabalho com o Ensino Fundamental, não tinha muito conhecimento sobre essa faixa etária.
Ao mesmo tempo, há alguns artigos que discutem sobre a necessidade de se enquadrar literatura de acordo com a idade, afinal, cada criança tem um desenvolvimento e uma experiência de leitura. Segundo Denise Guilherme, do site A Taba:
“Escolher um livro para outra pessoa pressupõe um mínimo conhecimento sobre como ela se comporta como leitora: qual a sua familiaridade com a linguagem escrita, que temas poderiam lhe interessar, que gêneros aprecia etc. Ou seja, o que pode ajudar a definir o perfil de um leitor é sua competência, suas experiências leitoras, sua história de vida e não o seu sexo ou idade.” (Retirado de http://ataba.com.br/afinal-e-possivel-definir-um-leitor-a-partir-de-sua-idade)
Mesmo assim, mobilizada pela demanda, resolvi ir à uma grande livraria e fazer uma primeira pesquisa sobre o que seria adequado e de qualidade para aqueles que estão iniciando sua vida e entrando pelo mundo mágico da literatura.
A primeira coisa que notei foi constate didatização dos livros destinados aos bebês. Coleções sobre cor, forma, contrários, animais da fazenda, do zoológico, profissões e etc, estão sempre entre os temas das prateleiras de 0 a 3 anos.
Tentei fugir desse tipo de literatura nessa primeira pesquisa e levantei alguns títulos que, podem ser bem interessantes para os pequenos, trazendo histórias simples, imagens que possibilitam a criação e a imaginação e a linguagem adequada.
Um elefante se balança é um livro de feito de papel grosso, com grandes ilustrações e pouco texto. Contém uma história com início, meio e fim, com linguagem simples, mas sem idiotizar a criança. É daquelas histórias repetidas onde um animal vai chamando outro, que chama o outro, que chama o outro… E no final, quando todos estão pendurados na corda…
Os desenhos são lindos, grandes e coloridos. Texto e ilustração de Marianne Duduc que é autora que a gente adora! Também escreveu e ilustrou “O leão e o pássaro” e “Ônibus”.
Editado pela DCL.



E nossa pesquisa não acaba por aqui! Em breve mais títulos e dicas sobre literatura para bebês! Aguarde!
Adorei!!!
Que bom, Pri! Em breve teremos mais!
Amei as dicas. Estava sem idéia de qual livro comprar para meu bebe.. Ele só conhece patinho feio, os três porquinhos e chapeuzinho vermelho… rsrs