Família Leitor Autônomo Temas delicados

No oco da avelã: conversando sobre a morte

Falar com as crianças sobre a morte é sempre difícil. Não queremos trazê-las para a realidade, temos medo de tirar delas a alegria. Mas em alguns momento é imprescindível abordar o assunto. E a literatura pode ajudar bastante.
No oco da avelã é a bela história de um menino que encontra a morte em seu caminho. Sabendo que ela está indo buscar sua mãe, ele a aprisiona em uma pequena avelã e a joga no mar. Após voltar para casa e encontrar sua mãe em boa saúde, ele percebe que a vida já não é mais como antes: já não se tem comida pois nem os animais nem os vegetais podem morrer, o ciclo da vida fica desregulado.”Não há vida sem morte”. Começa então uma aventura do menino em busca da morte para que a vida de todos volte ao normal. . Para dar leveza à história a autora faz a morte poupar a mãe do menino como prova de gratidão. Um bom livro para discutir o lugar que a morte ocupa no imaginário da criança ou para abordar o tema em momentos delicados. Indicamos o livro para crianças a partir de 7 anos e que, por ser um tema delicado, a leitura seja mediada por um adulto.
No Oco da Avelã
Muriel Mingau
Ilustrações Carmem Segovia
Tradução Chantal Castelli
Editora SM
Preço médio: R$ 35,00

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação pela PUC-Rio. Atua como professora do Ensino Fundamental I e faz atendimento psicopedagógico de crianças com questões de leitura e escrita, usando a literatura infantil como aliada nesse processo.

Deixe um comentário