História Leitor Autônomo

Descobrindo o Brasil com Nuno

Descobri esse livro quando comecei a dar aulas sobre história do Brasil e me encantei imediatamente.

Nuno é um menino danado (como diziam nossas avós), que fica órfão e acaba embarcando como grumete na Nau Capitânia. Para quem não sabe, essa é a Nau que comandada por Pedro Álvares Cabral quando ele descobriu o Brasil.

Com o pano de fundo da história do descobrimento, Nuno apronta muitas das suas e vive as maiores aventuras.

O livro tem o toque de humor típico do autor José Roberto Torero, que também escreveu “Chapeuzinhos Coloridos“, “Uma história de Futebol” e “O Patinho feio que nem era tão feio”.

Li esse livro para a minha turma de 4o ano (crianças entre 9 e 10 anos) e eles se divertiram com as enrascadas de Nuno, esse pequeno português atrevido. Junto com seu amigo Rolha, ele funda a ordem dos Baldolinos e faz as maiores travessuras no navio de Cabral; até que chega ao Brasil e se encanta com o nosso paraíso habitado pelos índios.

O livro faz parte de uma coleção que conta ainda com “Nonô e o espelho” e “Nana descobre o céu”. É um excelente instrumento para ajudar a entender a história do Brasil, para criação de fôlego de leitura, ou só para se divertir mesmo! A ideia é colocar a criançada para ler mais, mais e mais.

Indico para crianças na faixa dos 8 a 10 anos que estão criando o hábito de leitura. Você pode começar lendo para ela ou intercalar leitura mediada com individual, pois os capítulos são bem curtos.

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação pela PUC-Rio. Atua como professora do Ensino Fundamental I e faz atendimento psicopedagógico de crianças com questões de leitura e escrita, usando a literatura infantil como aliada nesse processo.

Deixe um comentário