Diversidade Leitor Autônomo Poesia

Valentina Cabeça na Lua

      Quem me conhece sabe que Adriana Falcão é uma das minhas escritoras prediletas. Ela consegue transformar tudo em poesia e tocar a gente bem lá no fundo. O primeiro livro que li dessa autora foi “Mania de Explicação” (para ler a resenha é só clicar no link).  Foi  paixão à primeira leitura. Desde então, tudo que ela escreve eu corro pra ler.
     Valentina é uma menina que adora fazer perguntas. Mas as perguntas que ela gosta não são as mesmas que os adultos vivem fazendo: “Valentina, já tomou banho? Já escovou os dentes? Já decorou a tabuada?”
    Valentina gosta mesmo é de perguntas que tem respostas difíceis, daquelas que a gente fica tempos e tempos pensando… “Como será o nome disso que a gente sente quando vê ma estrela cadente caindo?”
    
   “Porque, na cabeça de Valentina, tudo estava arrumado assim: cada coisa que existia morava no lugar de cada coisa. Mas, tudo que existia só na sua cabeça, morava na Lua.”
 

Uma leitura deliciosa, indicada para qualquer idade. Porque poesia, a gente não entende, sente com o coração e deixa fluir. E esse é uma super prosa poética.

Valentina Cabeça na Lua
Adriana Falcão
ilustrações: Alexandre Rampaso
Editora Salamandra
Preço Médio: 40 reais

 

 

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação pela PUC-Rio. Atua como professora do Ensino Fundamental I e faz atendimento psicopedagógico de crianças com questões de leitura e escrita, usando a literatura infantil como aliada nesse processo.

Deixe um comentário