Para se divertir Primeiras Leituras

É um livro sobre livros!

 

Tenho o costume de conversar com os alunos sobre nossas leituras: conto as minhas para eles e eles me contam o que estão lendo. A ideia é estimulá-los a ler cada vez mais. Nessas conversas, tenho ouvido constantemente que eles tinham o hábito de ler até ganhar o ipad ou iphone, e que depois perderam a vontade.

Fato é que essa geração já nasceu passando dedo em tudo que via pela frente, acreditando que as coisas já vêm com a tecnologia touch. É difícil competir com todos esses eletrônicos que já apresentam a imagem pronta em alta resolução, cores, sons, possibilidades e aplicações.

O livro requer ação e esforço, já que é preciso pensar sobre o que se está lendo, lidar com a dificuldade de não entender, voltar nas páginas e observar texto e ilustração. É verdade que o final é quase sempre recompensador quando se trata de um bom livro, mas é preciso que nós adultos apresentemos o livro para a criança como alternativa tão prazerosa quanto o jogo.

E a dica de hoje é um exemplar que apresenta o livro para as gerações multimídia. “É um livro” é uma obra super divertida que contrapõe o livro ao objeto eletrônico no diálogo entre dois animais:

O que é isso ?
É um livro. 
Como se desce a página?
Não desce. Eu viro a página. É um livro. 
É tipo um blog?
Não, é um livro. 
Cadê o seu mouse?

E por aí vai.

É uma boa maneira de apresentar esse objeto tão pitoresco para aquelas crianças que andam resistindo à leitura. Indicamos para todas as idades. 

Veja o book trailer desse livro em inglês:

É um livro
Lane Smith
Editora Companhia das Letrinhas
Preço médio: R$ 28,00

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação pela PUC-Rio. Atua como professora do Ensino Fundamental I e faz atendimento psicopedagógico de crianças com questões de leitura e escrita, usando a literatura infantil como aliada nesse processo.

Deixe um comentário