Animais Para se divertir Primeiras Leituras

Jacaré?! Jacaré, não!

Veja uma dica incrível de livro para os bebês!

Vamos passear no bosque

Enquanto seu Lobo não vem.

Seu Lobo tá aí?

Não!! Seu Lobo está tomando banho!

Vamos passear no bosque…

 

Sabe essa brincadeira que a gente faz com as crianças pequenas?

Pois Antonio Prata fez dessa brincadeira um livro. O escritor e jornalista se utilizou dos jogos que faz com os filhos como inspiração para esse livro divertidíssimo.

A Luiza acorda, brinca, almoça, vai para a escola, toma banho, dorme e o jacaré está sempre por ali. Mas como? Jacaré é bicho, não é brinquedo, nem roupa, nem comida!

Esse é daqueles livros que os pequenos vão pedir para contar e recontar até o adulto cansar (ou nem assim).  Mas tudo bem, ele vai render boas gargalhadas. É um conto de repetição. Nesse gênero, as palavras, frases e expressões se replicam, possibilitando a memorização por parte do leitor. E é claro que eles já antecipam o que vai acontecer.  

Todo dia bem cedinho a Luiza acorda,

Tira o pijama e veste a roupa.

Ela veste a calcinha, veste a calça

Veste a meia, veste a camiseta,

Veste o casaco e veste o…

Na abertura do livro há um pequeno texto explicando ao mediador da leitura que essa pode ser a história de qualquer criança. E que a gente pode adaptar os nomes e objetos para a realidade dela.

Apesar de ser muito aproveitado pelos menores, a obra é um prato cheio para a alfabetização (escrita e visual).

O texto é em caixa alta com palavras que se repetem. A ilustração em cores fortes e neons, utilizando desenhos cheios de detalhes que misturam fantasia e realidade. A cada nova leitura pode-se descobrir algo novo.  

 

Jacaré, não! É a estreia infantil da nova (e promissora) Editora Ubu, que acredita que o design tem um papel central na relação do leitor- livro. E o livro de cara já chama a atenção por seu projeto gráfico. É daqueles que se destaca dos outros na prateleira. Fora que esse jacaré… é o MÁXIMO!

E ainda tem mais! A capa vira um poster enorme com os desenhos do nosso personagem principal!

Eu até agora estou cantarolando pela casa: Jacaré?! Jacaré, não!

Jacaré, não!

Antonio Prata

Ilustrações: Thalita Hoffmann

Editora Ubu

Preço Médio: R$ 40,00

Quer conhecer outro conto de repetição bem divertido? Clique aqui:

 

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação pela PUC-Rio. Atua como professora do Ensino Fundamental I e faz atendimento psicopedagógico de crianças com questões de leitura e escrita, usando a literatura infantil como aliada nesse processo.

Deixe um comentário