Diversidade Leitor Autônomo Temas delicados

A Viagem de Francesca Sanna

É possível conversar com as crianças sobre temas pesados como guerra, morte e sofrimento?

Aqui no Na Corda Bamba acreditamos que pode-se falar praticamente de tudo, contanto que a conversa tenha o tamanho da criança.

A questão dos refugiados de guerra é uma realidade no mundo e, cada vez mais, no Brasil. E a história dessas pessoas precisa ser contada, para adultos e crianças.

Francesa Sanna

Francesca Sanna é uma ilustradora italiana que escreveu esse livro após conversar com refugiados de diversos países e contextos culturais. A autora estava insatisfeita com a maneira pelo qual o tema da imigração era abordado na Europa e decidiu fazer seu mestrado em Design sobre isso. O mestrado se transformou na nossa indicação de hoje, que ganhou diversos prêmios, entre eles, a medalha de ouro da Sociedade de Ilustradores de Nova York.

A obra é um belíssimo exemplo dos livros álbum (picture book), nos quais texto e imagem aparecem de tal maneira interligados, que torna-se difícil compreendê-los separadamente. 

A viagem

Essa é a história de uma família que se toma a decisão de sair de seu país para fugir da guerra que o assola.

No livro, a trajetória dessas pessoas é narrada através dos olhos de uma jovem menina que vê a guerra chegar, levar seu pai e colocar sua vida de cabeça para baixo.

Apesar de toda a escuridão, que literalmente, invade as páginas do livro, a corrida em busca de refúgio é contada pela criança como uma grande aventura: bichos enormes, lugares e seres extraordinários. O guarda da fronteira é ilustrado como um gigante, o futuro país como um paraíso cheio de fadas. A mãe, vista pelas crianças como super heroína, que tudo suporta e que às crianças protege, na realidade é uma mulher solitária, que se arrisca, pondera e toma decisões extremas, em busca de uma nova e segura moradia para a família.

Essa contradição entre o olhar da criança e do adulto é nitidamente retratada através das ilustrações.

“Saímos à noite para que ninguém nos visse… e viajamos por muitos dias. Quanto mais nos distanciávamos… mais coisas iam ficando para trás. Finalmente chegamos na fonteira. Tinha um muro enorme. Era preciso escalá-lo.”

“Mas estávamos com a mamãe e ela nunca ficava assustada. Fechamos os olhos e, enfim, dormimos.”

 

A Viagem emociona por discutir uma situação tão dura com um olhar tão delicado. E por falar desse tema com o tamanho que é possível para as crianças.

livro infantil sobre guerra

O final do livro é aberto, assim como a vida dessas pessoas. E como a nossa também. 

E quem disse que Literatura Infantil não pode falar de sofrimento? Esse livro é uma boa oportunidade de ajudar as crianças a olhar para outras realidades construir empatia.

Aqui embaixo você pode conferir o book trailer do livro em Espanhol:

A Viagem – Book Trailer

Boa viagem e boa leitura!

A Viagem

Autora e ilustradora: Francesca Sanna

Editora: Vergara e Riba

Preço Médio: R$ 35,00

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação pela PUC-Rio. Atua como professora do Ensino Fundamental I e faz atendimento psicopedagógico de crianças com questões de leitura e escrita, usando a literatura infantil como aliada nesse processo.

Deixe um comentário