Animais Leitor Iniciante Poesia Primeiras Leituras

4 Livros para quem está na alfabetização

Hoje é dia internacional da alfabetização! E para comemorar essa data tão importante, fizemos uma lista de livros excelentes para as crianças que estão começando esse processo.

É claro que a gente acredita que as crianças devem ter acesso a vários tipos de livros em todas as idades, mas nessa seleção privilegiamos obras com textos curtos e em caixa alta, para que os pequenos possam ler com autonomia e reforçar a autoestima!

Confira as 4 dicas de livros para quem está na alfabetização:

 

Este é o Lobo

Autor: Alexandre Rampazo

A capa já é um tanto quanto sedutora. Olhar para esse lobo é quase garantia de comprar o livro.

Este é o lobo traz os personagens maltratados por esse malvado animal nos tradicionais contos de fadas. A Princesa, a Chapeuzinho, os porquinhos, o caçador, estão todos por aqui. Aparecem, dão de cara com o Lobo e… de repente não estão mais lá. Mas no final, esse Lobo nem é tão malvado assim.  As imagens são lindíssimas e o projeto gráfico ganha pela simplicidade. Fundo branco e desenho coloridos.

 

É um livro!

Autora: Lane Smith

A gente espera que as crianças tenham contato com o objeto livro desde a barriga da mãe, mas… a realidade pode ser bem diferente. Essa obra é uma boa maneira de apresentar esse objeto tão pitoresco para geração multimídia que anda resistindo à leitura. E Lane Smith faz isso de maneira leve e engraçada, utilizando o diálogo entre dois animais para contrapor  livro ao objeto eletrônico.

 O que é isso ?
– É um livro. 
– Como se desce a página?
– Não desce. Eu viro a página. É um livro. 
– É tipo um blog?
– Não, é um livro. 
– Cadê o seu mouse?

E por aí vai.

Quer assistir ao book trailer desse livro? Clique aqui! 

 

Batalhão das letras

Autor: Mario Quintana

Ilustradora: Maria Pirillo

Esse livro não poderia ficar de fora dessa lista. Que maravilha poder brincar com as letras através da poesia de Mario Quintana! Nessa obra, cada letra do alfabeto é apresentada através de um pequeno poema! Um luxo só! Além de jogar com a sonoridade, Mario trás palavras diferentes que ampliam o vocabulário da criança. E tudo isso acompanhado das ilustrações maravilhosas de Maria Pirillo.

“Com M se escreve MÃO.
E agora vê que engraçado:
Na palma da tua mão
Tens um M desenhado!”

Quer saber mais sobre esse livro? Clique aqui! 

Todo Mundo Boceja

Autora: Anita Bijsterbosh

Está chegando a hora de dormir e os animais estão ficando cansados. O gato, a cobra, o coelho, todos os animais bocejam mostra seus dentes diferentes e engraçados. O livro é com abas e é uma boa maneira de ajudar os pequenos a ir pra cama.  Também é indicado para as primeiras leituras da criança. 

A princípio, as crianças de 5 ou 6 anos podem achar o livro bobo, já que se trata de uma história para a hora de dormir. Mas as letras são grandes, o texto é  simples e repetitivo, o que ajuda a associação entre os sons e grafias das palavras. Você pode pedir para que ela conte a história para você ou para uma criança menor.  Assim o leitor vai construindo sentido na sua ação e praticando a leitura de maneira autônoma.

 

Boa leitura!

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação pela PUC-Rio. Atua como professora do Ensino Fundamental I e faz atendimento psicopedagógico de crianças com questões de leitura e escrita, usando a literatura infantil como aliada nesse processo.

Deixe um comentário