Animais Leitor Iniciante Poesia Primeiras Leituras

4 Livros para quem está na alfabetização

Hoje é dia internacional da alfabetização! E para comemorar essa data tão importante, fizemos uma lista de livros excelentes para as crianças que estão começando esse processo.

É claro que a gente acredita que as crianças devem ter acesso a vários tipos de livros em todas as idades, mas nessa seleção privilegiamos obras com textos curtos e em caixa alta, para que os pequenos possam ler com autonomia e reforçar a autoestima!

Confira as 4 dicas de livros para quem está na alfabetização:

 

Este é o Lobo

Autor: Alexandre Rampazo

A capa já é um tanto quanto sedutora. Olhar para esse lobo é quase garantia de comprar o livro.

Este é o lobo traz os personagens maltratados por esse malvado animal nos tradicionais contos de fadas. A Princesa, a Chapeuzinho, os porquinhos, o caçador, estão todos por aqui. Aparecem, dão de cara com o Lobo e… de repente não estão mais lá. Mas no final, esse Lobo nem é tão malvado assim.  As imagens são lindíssimas e o projeto gráfico ganha pela simplicidade. Fundo branco e desenho coloridos.

 

É um livro!

Autora: Lane Smith

A gente espera que as crianças tenham contato com o objeto livro desde a barriga da mãe, mas… a realidade pode ser bem diferente. Essa obra é uma boa maneira de apresentar esse objeto tão pitoresco para geração multimídia que anda resistindo à leitura. E Lane Smith faz isso de maneira leve e engraçada, utilizando o diálogo entre dois animais para contrapor  livro ao objeto eletrônico.

 O que é isso ?
– É um livro. 
– Como se desce a página?
– Não desce. Eu viro a página. É um livro. 
– É tipo um blog?
– Não, é um livro. 
– Cadê o seu mouse?

E por aí vai.

Quer assistir ao book trailer desse livro? Clique aqui! 

 

Batalhão das letras

Autor: Mario Quintana

Ilustradora: Maria Pirillo

Esse livro não poderia ficar de fora dessa lista. Que maravilha poder brincar com as letras através da poesia de Mario Quintana! Nessa obra, cada letra do alfabeto é apresentada através de um pequeno poema! Um luxo só! Além de jogar com a sonoridade, Mario trás palavras diferentes que ampliam o vocabulário da criança. E tudo isso acompanhado das ilustrações maravilhosas de Maria Pirillo.

“Com M se escreve MÃO.
E agora vê que engraçado:
Na palma da tua mão
Tens um M desenhado!”

Quer saber mais sobre esse livro? Clique aqui! 

Todo Mundo Boceja

Autora: Anita Bijsterbosh

Está chegando a hora de dormir e os animais estão ficando cansados. O gato, a cobra, o coelho, todos os animais bocejam mostra seus dentes diferentes e engraçados. O livro é com abas e é uma boa maneira de ajudar os pequenos a ir pra cama.  Também é indicado para as primeiras leituras da criança. 

A princípio, as crianças de 5 ou 6 anos podem achar o livro bobo, já que se trata de uma história para a hora de dormir. Mas as letras são grandes, o texto é  simples e repetitivo, o que ajuda a associação entre os sons e grafias das palavras. Você pode pedir para que ela conte a história para você ou para uma criança menor.  Assim o leitor vai construindo sentido na sua ação e praticando a leitura de maneira autônoma.

 

Boa leitura!

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Isabella, autora do Na Corda Bamba! Fiz minha graduação e mestrado em Educação na PUC-Rio e uma pós graduação em Psicopedagogia. Além de escritora e poeta, sou professora de Ensino Fundamental I . Meu grande objetivo é formar leitores e escritores! Por isso, livros, letras e poesia transbordam nas minhas aulas!

1 Comentário

  • Olá Isabella! Tudo bem contigo?

    Um livro que estou divulgando e que vou lançar em breve por CrowndFunding é o Minha Primeira Leitura (http://www.minhaprimeiraleitura.com.br). Além de ter as características que você colocou no texto (caixa alta, frases curtas), ele foi feito com palavras simples, com duas sílabas no máximo, sílabas fáceis, justamente para os pequenos começarem bem!!!! Se quiser conhecer uma amostra, pode baixar gratuitamente lá na página.

Deixe um comentário