Amizade Animais Leitor Autônomo

4 Livros em capítulos com histórias de animais

livros-em-capítulos-com-animais

Livros em capítulos

Livros em capítulos são boas oportunidades para as crianças ganharem hábito e fôlego de leitura. Sempre digo para meus alunos que, para criar esse hábito é preciso separar alguns minutos por dia e se dedicar a isso.  Depois de um tempo, eles não vão querer querer mais parar de ler.

Os leitores autônomos e experientes podem se beneficiar bastante dos livros em capítulos. Se a criança resistir à leitura por achar o livro grande demais, você pode ler um pouco para ela e pedir que ela leia depois, intercalando os capítulos. Ou pode escolher livros mais complexos para ler junto com ela. A relação afetiva entre criança, livro e o adulto mediador é fundamental para a formação de leitores.

Outra coisa interessante dos livros em capítulos é aquele suspense que eles deixam ao final de cada parte. Costumo dizer para meus alunos que um dos sons que eu mais gosto de ouvir são os suspiros de reclamação quando eu paro uma história para continuar no dia seguinte. Isso me dá a certeza de que eles realmente estão entregues àquele momento.

Há livros em capítulos de vários tipos e temas. Contos de fadas, contos populares, séries com o mesmo personagem, histórias de mistério, terror e etc. Nessa seleção optamos por trazer alguns em que os animais são os protagonistas.  

Veja as nossas dicas de livros em capítulos com animais:

livros-em-capítulos-com-animais Pochê: a tartaruga que viveu a vida

Autora: Florence Seyvos

Ilustrador: Claude Ponti

Pochê é uma jovem tartaruga que vivia em companhia de seu amigo Polegar. Um dia, ele morre e, para se sentir menos sozinha, Pochê passa a escrever cartas dela para ele e dele para ela. Outros animais surgem em sua vida, em busca de companhia ou abrigo, mas a tartaruga afasta todos que aparecem em seu caminho.

Felizmente, depois de muito se proteger de novas amizades e possíveis perdas,  Pochê decide voltar a ser feliz e parte em viagem em busca de novos amigos e de uma nova casa para morar.

Apesar de abordar temas difíceis como a solidão e as perdas que vivemos em nossas vidas, a essência da narrativa se revela na superação experienciada pela tartatuga. No epílogo do livro, Pochê reaparece velhinha, em família, contando sua vida para as netas.

livros-em-capítulos-com-animais Os Colegas

Autora: Lygia Bojunga

Esse foi o primeiro livro publicado pela premiada escritora brasileira. Nessa história, que tem o carnaval e o samba como pano de fundo, dois vira latas, uma cachorrinha de raça, um urso fugido do zoológico e um coelho perdido se encontram, se juntam e vivem as maiores aventuras. A linguagem de Lygia é deliciosa e o texto é ágil, com vários diálogos que prendem a atenção do leitor. Além disso, é uma história sobre amizade e parceria. Virinha, Latinha, Flor de Liz, Voz de Cristal e Cara de Pau vivem entrando e saindo de enrascadas, mas nunca perdem o bom humor e o compromisso com o bem estar do amigo.

 

livros-em-capítulos-com-animais A história de Mix, Max e Mex

autor: Luís Sepúlveda
ilustrações: Noemí Villamuzza

Esse é dos meus livros em capítulos preferidos. Há anos leio essa história para as minhas turmas. Outra narrativa em que a amizade aparece de maneira tão forte, que poderia ser cenário da história.

Dessa vez a relação é entre um humano, um gato e um rato. Max é um menino e Mex, o gato, seu melhor amigo. Mesmo quando cresce, fica independente e sai de casa, Max leva o gato como seu companheiro em sua nova vida. Entretanto, Mix fica cego de repente e precisa abrir mão de sua tão amada liberdade felina.  E é aí que aparece Mex, um ratinho medroso e atrevido, que invade sorrateiramente a casa em busca dos deliciosos cereais de Max.

O texto é entrecortado por frases sobre o sentido da amizade e o que os amigos fazem uns pelos outros. Uma bela lição de fraternidade. Quer saber mais sobre esse livro? Clique Aqui.

É preciso dizer que as ilustrações de Noemí Villamuza são uma obra de arte a parte.

livros-em-capítulos-com-animais

A extraordinária jornada de Edward Tulane

Autora: Kate DiCamillo

Ilustrador: Bagram Ibatoulline

Esse foi um dos livros que eu recebi através da assinatura da Taba. E foi amor à primeira leitura. Com uma linguagem pra lá de sensível e delicada, Kate narra as aventuras de um coelho de porcelana que vai mudando de dono, de nome e de casa. Entre essas mudanças todas ele vai descobrindo as dores e alegrias do o amor de verdade, já que vai se apegando a cada dono que o recebe. Uma história cheia de aventuras e reviravoltas, com belíssimas ilustrações que lembram fotografias antigas. Os capítulos são curtos e encadeados, o que ajuda o leitor a ler com mais fluência. Tenho certeza de que você também vai se apaixonar por Edward e por sua jornada.

Boa escolha e boa leitura!

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação pela PUC-Rio. Atua como professora do Ensino Fundamental I e faz atendimento psicopedagógico de crianças com questões de leitura e escrita, usando a literatura infantil como aliada nesse processo.

Deixe um comentário