Diversidade Leitor Experiente Poesia

Ela tem olhos cor de céu

 

Uma cidade no nordeste, 

Castigada por seca constante.

Uma mãe de cinco filhos,

Carrega o sofrer no semblante.

Numa imensa correria

Natalina logo paria

Uma menina manhosa

Que pelos olhos chovia.

 

Brincadeiras poéticas à parte, Ela tem olhos de céu é um livro reluzente como dia de céu azul. Recebi essa maravilha através da assinatura mensal da Taba, que me faz descobrir livros incríveis. Assim que comecei a ler fui embalada pelo cadência ritmada do cordel, quase virava as páginas por mim.  

A história é emocionante e o fato de ser contada em forma de cordel deixa a trama veloz, divertida e ritmada. Ou seja, forma e conteúdo que se completam. Não é a toa que a obra ganhou o Prêmio Jabuti de 2013. Nela, enredo, poesia, ilustração e projeto gráfico encontram-se em perfeita harmonia.

Então vamos à história:  

O livro de Socorro Acioli, nos apresenta a bela e triste saga de Sebastiana, a menina que fazia chover quando chorava.

A cidade nordestina, de terra infértil, desacostumada com água em abundância, começa imediatamente a festejar o milagre. Todos querem conhecer a menina que faz chover. 

Mas essa menina tão pequena e de pouca idade, era quem tinha nas mãos o destino de uma cidade.

Não podemos deixar de dizer que as ilustrações de Mateus Rios são impressionantes. As cores da seca e da chuva são bem marcadas pelo marrom e pelos tons arroxeados. As cenas de sol também aparecem com aquele céu azul límpido e claro.

E olha que interessante, o ilustrador escolheu desenhar cada cena sob uma perspectiva diferente: de cima, de lado de frente. Dessa maneira, o leitor se sente parte da história.

E por que não continuar essa resenha em forma de cordel?

 

Como tudo tem dois lados, 

o povo desata a cobrar

Sebastiana fique contente

Menina comece a chorar.

 

O caso ganha a repercussão  

Dá até na televisão

Pra tirá-la da cidade  

Mandam vir autoridade.

E então pra terminar

Da autora eu vou falar

 

Socorro Acioli

A cearense que escreveu seu primeiro livro aos oito anos, foi aluna de Gabriel Garcia Marquez a quem conquistou com as suas histórias sobre o nordeste. Foi também Socorro quem escreveu o polêmico Biografia não autorizada da Emília. A narrativa desse livro foi baseada nas histórias que sua avó lhe contava.  Uma vez, ela falou sobre uma menina que fazia chover quando chorava. Como boa escritora,  Socorro guardou a história no coração e desse personagem surgiu Ela tem olhos cor de céu.

E como será que termina

A triste sina da menina?

O final não vou contar

Mas um vídeo eu vou mostrar!

 

Ela tem olhos cor de céu

Socorro Acioli

Mateus Rios

Editora Biruta

Preço Médio: R$ 40,00

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação pela PUC-Rio. Atua como professora do Ensino Fundamental I e faz atendimento psicopedagógico de crianças com questões de leitura e escrita, usando a literatura infantil como aliada nesse processo.

Deixe um comentário