Família Leitor Iniciante Livro ilustrado Temas delicados

Quando você não está aqui: discutindo a relação entre irmãos

A relação entre irmãos

Sou a irmã mais velha de três. Meu irmão é cerca um ano mais novo que eu. O que significa que durante quase toda a minha vida, ele esteve aqui também.

Me lembro das brigas e brincadeiras, das construções e destruições, da alegria e da irritação. Éramos companheiros e inimigos, aos mesmo tempo. Paz e guerra se alternando.

Por isso, o  livro de hoje me traz emoções muito familiares. Que todos os irmãos brigam, todo mundo sabe. O que a gente às vezes deixa falar, é sobre essa confusão de sentimentos que envolve a relação fraterna. Amor e ódio, vontade de ficar longe e perto, ciúme, irritação, culpa. 

Quando você não está aqui tem pouco texto, mas diz um infinito de coisas importantes. Narrado pela voz do menino, começa com afirmações duras:

Eu gosto quando você não está aqui

Quando você não está aqui, sou o rei da casa.

Quando você não está aqui,

Sobra muito mais espaço.”

As ilustrações dizem tanto ou até mais do que o 

texto. Em alguns momentos, parecem se contrapor, evidenciando a própria contradição da relação fraterna. As frases são simples, mas as imagens transbordam em profundidade e sensibilidade. Cores, texturas e detalhes escondidos podem ser observados a cada nova leitura

Ao longo das páginas, a solidão vai se aproximando do personagem:

 

Então, com quem vou brincar…

Quando você não está está aqui?

De quem vou me esconder quando você não está aqui?

Em quem vou colocar a culpa?

Foi um dos livros que mais me emocionou nos últimos tempos, talvez porque trate de um tema tão próximo e tão importante de ser discutido nas famílias.

Maria Hergueta

A espanhola María Hergueta é ilustradora, mas assumiu aqui a obra inteira. E. com sucesso, conseguiu traduzir  o sentimento tão confuso e paradoxo que envolve a relação entre irmãos.

Infelizmente,  muitas vezes deixamos de falar sobre esse assunto tomados pela correria da resolução de conflitos entre dois ou três. A narrativa abre espaço para uma boa conversa que vá além do “você tem que amar o seu irmão.” A partir da leitura, as crianças podem expôr seus sentimentos, sem culpa e refletir sobre eles. 

A capa é tão significativa, que alguns alunos me perguntaram se alguém tinha riscado de propósito. Quando respondi que não, eles não entenderam. Mas após a leitura do livro, até aqueles que não têm irmão ou irmã, se reconheceram em alguma situação.

Um belíssimo projeto da Editora Pulo do Gato, trazendo para as famílias essa importante discussão e  abrindo a oportunidade para o diálogo.

Quer conhecer outro livro sobre a relação entre irmãos? Clique aqui!

Quando você não está aqui

Autora: María Hergueta

Editora Pulo do Gato

Preço Médio: R$ 40,00

 

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação pela PUC-Rio. Atua como professora do Ensino Fundamental I e faz atendimento psicopedagógico de crianças com questões de leitura e escrita, usando a literatura infantil como aliada nesse processo.

Deixe um comentário