Leitor Autônomo Para se divertir

O fantástico arroz de Filomena

Esse livro é o meu xodó do momento. Como já disse algumas vezes por aqui, esse é daqueles para guardar debaixo do travesseiro, bem perto do coração.

Há alguns anos descobri a talentosa ilustradora Rebeca Luciani através do livro Breve História de um pequeno amor. Escrito por Marina Colassanti, (a resenha está aqui)  a obra conta sobre a relação da própria autora com um pássaro que surge em sua janela e acaba sendo adotado por ela. Uma delicadeza. Rebeca tem essa disposição pro que é sensível e consegue retratá-lo de maneira extraordinária.

E é também por esse caminho que passa o livro de hoje. O fantástico arroz de Filomena fala de aceitação, de diferenças, de dedicação, de cozinha e de amor .

Filomena era tão feia que nem era notada pelos habitantes da cidade. Vivia na floresta, rodeada por criaturas mágicas que eram atraídas pelo aroma e sabor de sua comida. Tudo que ela cozinhava era delicioso e o cheiro se espalhava pelo ar. Mas o seu arroz era capaz de tirar até um caçador de seu caminho. O arroz de Filomena era fantástico!

Enfeitiçado pelo perfume, o caçador segue seu nariz e chega até a casa de Filomena, mas lá só encontra um Troll. Filomena espia de longe. O caçador sente observado por olhos familiares.  Esses olhos eram Filomena, já devia ter cruzado com ele algumas vezes na feira da cidade, sem ser notada.

Entretanto, agora era diferente. Ao voltar para o grande mercado, o caçador reconhece a dona da casa por entre os passantes.

É nesse momento que ele começa a enxergá-la e, depois de provar sua comida, passa a vê-la em todos os cantos. Ele fica tão, tão encantado que decide fazer uma pergunta importantíssima à cozinheira.

O final é delicioso, mas eu não vou contar. Aguarde a narração no nosso canal do youtube!

O que posso dizer é que Filomena passa a ser vista também por todos, pois eles reconhecem nela seu talento, sua dedicação e amor pelos alimentos. Sua aparência não é mais importante.

Esse conto de fadas temperado e despretencioso é uma história divertida que nos faz refletir sem peso. E se torna mais uma forma conversar sobre preconceitos, relação com o outro, com o diferente, dentre tantos outros caldos que essa cozinha da Filomena nos dá.

 

Murilo Andreas e Sophia Comelli 

Nas últimas páginas você descobre mais um encantamento. Ele foi escrito por Maurilo Andreas e sua filha de nove anos, Sophia Comelli. A menina teve a ideia da história e os dois começaram a desenvolvê-la juntos. Uma parceria que se reflete na narrativa, nos personagens e na obra como um todo. E que alegria para as crianças saberem que aquele livro que eles acabaram de ouvir e do qual tanto gostaram, foi escrito por uma criança como eles. Melhor deixar essa surpresa para o final!

 

Rebeca Luciani

A ilustradora Rebeca Luciani é argentina, mas mora em Barcelona. Seus desenhos são marcados pelas cores e pelos personagens fortes e intensos. Ao mesmo tempo, há algo de suave e leve em seus traços, trazendo alegria que se integra perfeitamente ao texto.  As mesmas casinhas do livro de Marina Colassanti estão presentes nesse livro e parecem ser uma marca da ilustradora.

Um livro daqueles que fazem a gente se sentir mais leve e feliz. A mim, deixou os olhos brilhando, a alma serena e a boca cheia d´água.

O fantástico arroz de Filomena

Murilo Adreas e Sophia Comelli
Ilustrações: Rebeca Luciani

Editora Aletria

Preço Médio: R$ 40,00

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação pela PUC-Rio. Atua como professora do Ensino Fundamental I e faz atendimento psicopedagógico de crianças com questões de leitura e escrita, usando a literatura infantil como aliada nesse processo.

Deixe um comentário