Animais Leitor Autônomo Leitor Iniciante Livro ilustrado

Casa de Cuco

 

 

Casa de Cuco

Pra mim esse é um dos melhores lançamentos de 2017!

Meu primeiro contato com Alexandre Camanho foi através do livro Os três ratos de Chantilly. Indicado por uma talentosa bibliotecária, foi paixão à primeira leitura.

Além de um enredo interessante que continha sempre um quê de trapaça por parte dos animais, o que mais me chamou a atenção, foram as esplendorosas ilustrações dele.

Com traços delicados, cores que saltam aos olhos e contornos expressivos, Alexandre dá a vida e emociona com seus desenhos.

Para saber mais sobre Os três ratos de Chantilly clique aqui.

Fiquei acompanhando o autor e, assim que descobri que ele ia lançar livro novo, corri para encomendar o meu na editora.

Dessa vez Alexandre Camanho narra um mito sobre a história do relógio cuco, trazendo um reconto de origem alemão que explica o nascimento dos famosos e sonoros relógios de madeira.

O pássaro Cuco é habitante e protetor de uma floresta enorme, mas vivia ameaçado por uma bruxa maldosa que gostava de aprisionar pássaros para cozinha-los ao fogo.

Um belo dia surge na vila um mercador forasteiro disposto comprar da bruxa os animais engaiolados. Em troca, oferece uma sonora caixinha de madeira, que diz conter um pássaro Cuco aprisionado.

Porém, quando o mercador vai embora e a senhora abre a caixa, descobre foi enganada e  que o tal canto do pássaro não passava uma engrenagem mecânica.

Furiosa, a bruxa vai atrás do mercador, mas aí já é tarde demais. O que ela encontra são só as gaiolas, roupas do mercador, uma máscara e algumas penas espalhadas pela floresta.

Jurando vingança a bruxa consegue captar o pássaro e aprisiona-o na tal caixinha de madeira. Mas Cuco tinha seus poderes: a cada vez que a maldosa senhora tentava aprisionar um animal, o pássaro saía até a porta da caixa e entoava seu canto protetor: cuco, cuco, cuco…

 

O deleite desse livro já começa pela capa: se utilizando de uma pequena abertura vazada para a primeira folha do livro, ela mostra o olho do pássaro. Quando a capa é aberta, nos deparamos com uma bela e azulada ilustração do Cuco.

Todas as partes do livro são desenhadas. Palmas para a editora Pulo do Gato que soube aproveitar cada gota de tinta desse super artista e deixar a obra ainda mais encantadora.

É preciso ler e ouvir o texto com muita atenção. As ilustrações trazem informações preciosas que vão além do texto. E é através da relação entre as duas que você descobre o verdadeiro mistério da história. É realmente o pulo do gato.

No mais, é um livro arte para ser aberto milhares e milhares de vezes e, a cada uma, se encantar com os belos desenhos de Camanho.

Boa Leitura e boa apreciação!

Casa de Cuco

Alexandre Camanho

Editora Pulo do Gato

Preço Médio: R$ 40,00

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação pela PUC-Rio. Atua como professora do Ensino Fundamental I e faz atendimento psicopedagógico de crianças com questões de leitura e escrita, usando a literatura infantil como aliada nesse processo.

Deixe um comentário