Animais Leitor Iniciante Primeiras Leituras

Deu Zebra no ABC

 

Fernando Vilela

Deu Zebra no ABC! Esse livro é o maior barato! Já estava com ele aqui na mesa pra resenha há tempos, mas fomos atropelados pelas férias! Renovados pelas nossas andanças por aí, voltamos pra ele! Agora vai!

Ganhei esse livro autografado (!!!) num sorteio da Editora Pulo do Gato. Já conhecia o trabalho do Fernando Vilela e suas ilustrações que peculiares, que fogem do padrão estético e nos proporcionam uma janela artística. Contêiner foi o primeiro livro dele que conhecemos. Um livro ilustrado (picture book) que narra a história de um gata e um cachorro que viajam pelo mundo dentro de contêineres. Um abrir os caminhos para nós, e prêmios pro Fernando Vilela, que já venceu cinco vezes o Jabuti.

Desde então, estamos com as antenas ligadas nos trabalhos dele!

O ABC

A ideia desse livro é tão original como genial! Já seria bastante interessante se ele criasse frases (banhadas por essas belas ilustrações) com os animais em ordem alfabética. Mas ele se supera: Fernando usa o verbo (e por vezes o adjetivo e o substantivo) da frase com a mesma letra inicial do animal de que está falando.

 

 

 

Tudo começa com a Anta, que AGARROU o rabo do BURRO, que BEIJOU a BARRIGA do CAMELO, que COMEU a COUVE DO…

Você consegue adivinhar que bicho vem por aí?

E o livro vai assim até … a nossa querida Zebra! Mas, diferente do meu tempo de ABC, em que ainda não tínhamos incorporado o k, w, e o y ao alfabeto, tem animal com essas três letras difíceis para qualquer brincadeira de adedanha!

Em paralelo à essa ideia literalmente alfabética, as ilustrações são um capítulo a parte. Seu traço é leve e até rústico e o autor capricha nas expressões dos animais. Os fundos são todos brancos, o que dá um destaque ainda maior às palavras e aos desenhos dos animais, que são cheios de ideias e movimentos. A cada leitura um detalhe novo!

A maioria dos animais foi desenhada a mão, com grafite e lápis. As cores foram aplicadas posteriormente no computador.  Mas, um deles foi feito só com carimbos! E, ao final o autor pede para a criança tentar descobrir qual é.

Quer conhecer mais livros que se destacam pelas ilustrações? Clique aqui!

É um livro pra lá de interativo, excelente para quem está no processo de alfabetização pois, além das letras serem todas maiúsculas, o som da letra inicial do animal é repetido nos verbos, 

ajudando à criança à fazer as associações.

 

Mas não é só pros pequenos leitores não! Minha turma de 4o ano adorou a ideia e tentava adivinhar o animal que estava por vir.

 

Uma obra para ser lida e relida, degustada e apreciado. Completa, daquelas que a gente adora trazer aqui!

 

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Isabella, autora do Na Corda Bamba! Fiz minha graduação e mestrado em Educação na PUC-Rio e uma pós graduação em Psicopedagogia. Além de escritora e poeta, sou professora de Ensino Fundamental I . Meu grande objetivo é formar leitores e escritores! Por isso, livros, letras e poesia transbordam nas minhas aulas!

Deixe um comentário