Animais Poesia Primeiras Leituras

7 livros de poesia para crianças

  • 7 livros de poesia para crianças

Hoje é Dia Internacional da Poesia!

“O Dia Mundial da Poesia é celebrado no dia 21 de Março. Foi criado na XXX Conferência Geral da Unesco em 16 de Novembro de 1999. O propósito deste dia é promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo. No Brasil comemoramos o Dia da poesia no dia 14 de março, data escolhida em homenagem ao nascimento do grande poeta baiano Castro Alves.” (retirado de: http://www.miniweb.com.br/literatura/Artigos/poesia.html) 

Para comemorar essa data tão importante, reorganizamos e relançamos esse post com dicas preciosas de livros de poemas para crianças!

Tem muita gente com medo de poesia porque acha que é difícil de entender. Mas poesia é não é feita para entendimento, é matéria de sentimento. É da esfera do brincar, do se deixar seduzir, sentir, balançar e desequilibrar!  É mesmo uma corda bamba!

CONVITE – José Paulo Paes 

Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião

Só que
bola,papagaio,pião
de tanto brincar
se gastam.

As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.

Como a água do rio
que é água sempre nova.

Como cada dia
que é sempre um novo dia.

Vamos brincar de poesia?

Que tal então, se a gente deixar a preocupação de lado, aceitar o convite do José Paulo Paes e ir brincar com as palavras?
Foi difícil pois há muitas maravilhas, mas preparamos uma seleção de livros de poesia para você presentear as crianças, ler com os filhos ou usar em sala de aula! E vale lembrar, poesia não tem idade!

 1. Brasileirinhos  Lalau e Laura Beatriz

Lalau e da Laurabeatriz são mestres na arte das palavras e imagens. Os livros deles são deliciosos e alguns deles misturam texto poético com informações científicas sobre os bichanos.  É o caso de Bem Brasileirinhos, Bebês Brasileirinhos, Novos brasileirinhos e Belezura Marinha. E ainda tem Bate Bate Coração, um livro de poemas sobre esse órgão tão importante para a poesia e para o corpo, dos homens e dos animais! O texto é do tamanho de criança pequena e elas vão adoras as rimas e brincadeiras com os animais.
Alguns são mais difíceis de encontrar pois saíram pela extinta Cosac Naif, mas a Companhia das Letras acabou de relanças Brasileirinhos e Bebês brasileirinhos. As capas são essas das fotos.

2. Ou isto ou aquilo – Cecília Meireles

Corro o risco de chover no molhado, mas esse livro não poderia faltar nessa lista.
Publicado em 1964, foi lido por várias gerações e é um sucesso até hoje. Fez parte da minha infância e da de muitas outras crianças.
Clássicos de Cecília Meireles como “A Bailarina”, “O colar de Carolina”, “Leão de Jardim” e tantos outros estão nesse livro que deveria ser presença obrigatória na estante de qualquer criança. Se você ainda não tem, corre lá!
Essa edição é da Global.

3. Poesia fora da estante

Coordenado por Vera Aguiar, esse livro traz uma seleção de poemas organizado por pesquisadores da PUC-RS.
São obras de autores brasileiros diversos nas temáticas e correntes literárias. Os poemas concretos vão fazer as crianças se deliciarem!
A obra ganhou o prêmio de melhor livro de poesias da FNLIJ em 1995.
A editora é a Projeto.

4. Antologia ilustrada da Poesia Brasileira

Organizado por Adriana Calcanhoto, esse livro também trás poesias de vários autores brasileiros. Mas, como cada um tem seu gosto, a curadoria feita por Adriana é bem diferente da dos pesquisadores da PUC-RS.
Além de um belo projeto gráfico o e da riquíssima seleção (que traz poetas contemporâneos como Ferreira Gullar e Arnaldo Antunes) o livro ainda conta com uma breve biografia dos autores no final. Assim a gente pode conhecer um pouquinho mais de cada um desses craques na arte de jogar com as palavras.
Edições Janeiro

5. A Arca de Noé  – Vinicius de Moraes

Esse também era outro livro que não podia faltar. Que criança dos anos 80 não se lembra desses versos?
“Era uma casa muito engraçada
Não tinha teto não tinha nada… “
“Quer ver a foca ficar feliz?
É por uma bola no seu nariz.” 
Os poemas de Vinicius foram musicados por Toquinho e viraram febre no disco lançado em 1980 com o mesmo título. Quem não lembra da música da Foca?
Talvez que é criança hoje ainda não conheça os poemas ou músicas, mas esta aí uma boa oportunidade para entrar em contato com essas maravilhas!
Nessa edição da Companhia das letras as ilustrações são de Nelson Cruz.

6. Poemas que escolhi para crianças – Ruth Rocha

Essa é outra preciosidade. Mais uma antologia, dessa vez com a curadoria de ninguém menos que Ruth Rocha. A seleção de autores brasileiros vai de Olavo Bilac a Adélia Prado e os poemas são organizados por temas. Para a ilustrar, foram convidados nove artistas diferentes! A Editora Salamandra cuidou bem do projeto gráfico, que ficou uma graça!

7. Rimas de Lá e Cá – José Letria e José Santos

A literatura portuguesa não poderia ficar de fora dessa seleção. Nesse livro, os autores são dois Josés que, apesar de separados por um oceano e dois continentes, são unidos pela mesma língua mãe. O português José Letria e o brasileiro José Santos usam as poesia para brincar com as semelhanças e diferenças culturais entre e Brasil e Portugal. A sensação que temos é de uma boa conversa entre dois amigos à beira da fogueira.  As ilustrações são da talentosa Yara Kono, que já apareceu por aqui com Eu só só eu e A Ilha. 
E então, se animou para brincar com as palavras?
E já que estamos mergulhados na poesia, vamos terminar esse post com Ferreira Gullar!
 
                                                                Gato pensa?
                                                                              Ferreira Gullar 

 

Dizem que gato não pensa
mas é difícil de crer.
Já que ele também não fala
como é que se vai saber?
A verdade é que o Gatinho
quando mija na almofada
vai depressa se esconder:
sabe que fez coisa errada.
E se a comida está quente,
ele, antes de comer,
muito calculadamente
toca com a pata pra ver.
 
Só quando a temperatura
da comida está normal
vem ele e come afinal.
 
 E você pode explicar
como é que ele sabia
que ela ia esfriar?


                  Você pode encontrar esse poema no livro “Antologia Poética”, que citamos acima.

Feliz dia da Poesia e Boa Leitura!

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação pela PUC-Rio. Atua como professora do Ensino Fundamental I e faz atendimento psicopedagógico de crianças com questões de leitura e escrita, usando a literatura infantil como aliada nesse processo.

Deixe um comentário