Literatura

6 livros sobre coelhos (e um sobre ovos)

6 livros sobre coelhos (e um sobre ovos)

A Páscoa do coelho

Seis livros sobre coelhos (e um sobre ovos). O coelho é o símbolo da Páscoa, mas o animal não tem nenhuma relação com significado religioso da data. Você sabe de onde vem essa tradição?

O coelho é um mamífero roedor muito associado à fertilidade. Isso porque a fêmea pode ter até 6 ninhadas por ano e, em cada uma delas podem nascer até 12 filhotes. Ou seja, uma fêmea pode gerar até 72 filhotes por ano! 

Além disso, na Europa, a Páscoa coincide com o início da Primavera. Os antigos povos germânicos possuíam vários mitos sobre uma deusa da fertilidade chamada Ostara, comumente ligada ao coelho. A Primavera também é época de renascimento, fertilidade, floração e os coelhos geralmente são os primeiros a saírem de suas tocas e começarem a se reproduzir.

Como a data cristã simboliza a ressurreição de Jesus Cristo, a  prática foi se disseminando.

Hoje, mesmo quem não pratica a religião cristã presenteia as pessoas queridas com ovos de chocolate.

Para alegrar ainda mais a criançada nesse domingo tão divertido, separamos algumas histórias com coelhos (e uma sobre ovos)! Escolha a sua!

 

6 livros sobre coelhos (e um sobre ovos)

 

  1. Pode Pegar ♥ Janaína Tokitaka

Uma fofura em forma de livro. Um coelhinho e uma coelhinha resolvem trocar roupas, sapatos, acessórios e tudo vira uma grande brincadeira sem gênero ou estereótipos. Até que um coelho adulto encontra os dois. E você imagina o que aconteceu?

As delicadas imagens transmitem o tom leve e despojado do livro. A ideia é que possamos brincar sem limites. Nesse livro definitivamente não tem coisa de menino ou coisa de menina: o terno vira uma capa, os sapatos ajudam a alcançar uma maçã, as botas servem para atravessar o riacho. Uma boa pedida para as primeiras leituras e leitores iniciantes.

Editora Boitempo.

 

  1. A extraordinária jornada de Edward Tulane ♦  Kate di Camillo

Esse foi um dos livros que eu recebi através da nossa parceira Taba. E foi amor à primeira leitura. Com uma linguagem pra lá de sensível e delicada, Kate narra as aventuras de um coelho de porcelana que vai mudando de dono, de nome e de casa. No meio dessas mudanças todas ele vai descobrindo as dores e alegrias do amor de verdade, já que vai criando vínculos com cada um que o recebe. Uma história cheia de aventuras, reviravoltas e belíssimas ilustrações em sépia que lembram antigas fotografias. Os capítulos são curtos e encadeados, o que torna a leitura mais leve, já que a história é carregada de emoção. Uma boa opção para a leitura compartilhada com os leitores iniciantes ou autônomos.Tenho certeza de que você também vai se apaixonar por Edward e por sua jornada.

Quer conhecer outros livros em capítulos? Clique aqui! 

As ilustrações são de Bagram Ibatouline e a editora é a WMF Martins Fontes.

 

  1. O Mistério do Coelho pensante ♠ Clarice Lispector

Ler Clarice é como fazer um belo passeio. A gente vai parando para observar as paisagens, reflete, sente, respira. Em alguns momentos pode ser um caminho tortuoso, mas nessa obra ela se dirige às crianças como quem tem uma boa conversa, como uma pausa para o chá. Vai abrindo portas, janelas, caminhos…. Uma delícia!

O Mistério do Coelho pensante é realmente um mistério. Joãozinho, o coelho, decidiu que queria sair de sua toca toda vez que faltasse comida. Mas a tampa da casinha era de ferro. Como será que ele conseguiu sair de lá? Depois de tanto fugir, o bicho pegou gosto pela coisa, descobriu o mundo, encontrou uma namorada, teve vários filhotes… “a natureza dele dá mais filhinhos do que a natureza das pessoas (…) e bem depressa, igual a como franze e desfranze o nariz.” .

Apesar de fugir, o Joãozinho sempre volta, mesmo quando sobra comida. Mas você sabe qual foi a ideia que fez com que o coelho conseguisse sair da casinha com tampa de ferro?

Indicado para uma boa leitura compartilhada entre pais, filhos, amigos,  leitores iniciantes ou  autônomos.

As ilustrações dessa edição são de Kamai João e a Editora é a Rocco.

 

  1. Felpo Filva ♥ Eva Furnari

Era uma vez um coelho poeta que tinha como sua meta, viver uma vida discreta. Mais que intimista, era um animal pessimista. Até que num dia de verão, o correio lhe entregou um cartão. Era uma leitora voraz, dando conselhos para o rapaz: “Veja bem, seu poeta, a vida pode ser uma porta aberta.”

Poesias e brincadeiras a parte, Eva Furnari criou um dos coelhos mais amados do Brasil. Senhor Felpo Ruan Rolhas Filva, morador da toca 88 da cidade de Rapidópolis. Poeta e escritor, nosso herói roedor sofre de orelite tremulosa, uma doença que o acomete desde criança e que o deixou  um tanto tristonho. Mas tudo pode mudar com as críticas cartas de Charlô, uma coelha corajosa e atrevida. O livro é composto por uma diversidade de tipos de textos como cartas, telegramas, receitas, convites, fábulas, alguns totalmente desconhecidos pelas crianças! O leitor iniciante vai se divertir com a história desses dois coelhos!

Editora Moderna.

 

  1. Um Coelho ♦ Anabella López

Um coelho decide seguir seus sonhos, trilhar próprio caminho, fazer escolhas genuínas e viver em seu universo particular. Atravessa resistência e estranhamento dos que estão ao seu redor, mas permanece firme até encontrar seu próprio mundo e viver de forma independente. O texto e as ilustrações são da talentosa Anabella López. Um verdadeiro livro álbum, já que os desenhos são a alma dessa história. Quantas cores, formas e expressões saem saltando das páginas enquanto o coelho percorre sua estrada.  Através dessas belas imagens vamos acompanhando o bichano pelo seu sonho que se torna realidade. A editora é a nossa parceira Aletria!

 

  1. Histórias de coelho e elefante ♣ Gustavo Roldán

O projeto gráfico é aconchegante, as folhas são grossas, o tamanho do livro é quadradinho daqueles que a gente carrega para todos os lugares. O livro de Gustavo Roldán traz curtas e divertidas histórias narrando encontros, desencontros, trapalhadas e enrascadas vividas por um coelho malandro e um elefante medroso.  Os dois se conheceram na floresta e viraram amigos inseparáveis. As ilustrações minimalistas em preto e vermelho são inseridas no mesmo fundo branco do texto. As falas do narrador e dos personagens são marcadas por cores diferentes, facilitando a leitura para os  leitores iniciantes. 

A editora é a Mov Palavras.

 

  1. The Egg  ♣  Britta Teckentrup

6 livros sobre coelhos

Esse livro não é sobre coelhos… Mas imaginem só se poderíamos deixar de fora dessa seleção um livro que fala só sobre ovos. Recém lançado e premiado pela Feira de Bologna, The Egg, de Britta Teckentrup é um espetáculo. Eu já era fã da ilustradora alemã há algum tempo e, quando descobri que esse livro tinha sido um dos ganhadores do BRAW 2018, corri pra encomendar o meu. Infelizmente ele é em inglês ainda precisa ser importado (alô, editoras!), mas vale cada centavo e dia de espera!

Brita nos conduz por uma viagem literária, artística e informativa pelo mundo dos ovos: sua forma perfeita, as tradições e mitos que o envolvem, seu interior, seus diferentes tipos, cores, formas, espécies e os animais que os geram (ou são gerados por eles?). É quase uma ida à um museu de história natural, com a vantagem de sermos guiados pela graciosidade de Britta. Um verdadeiro tesouro!

A editora é a Prestel e você pode encontrar esse livro na amazon americana (www.amazon.com).

 

E então, gostou das dicas? Quer conhecer outros livros com histórias de animais? Clique aqui!

 

Boa Páscoa e boas leituras!

 

Fontes:

https://www.suapesquisa.com/mundoanimal/animal_coelho.htm

https://brasilescola.uol.com.br/pascoa/coelho-da-pascoa.htm

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação pela PUC-Rio. Atua como professora do Ensino Fundamental I e faz atendimento psicopedagógico de crianças com questões de leitura e escrita, usando a literatura infantil como aliada nesse processo.

Deixe um comentário