História Leitor Experiente Leitor Iniciante Para se divertir

Coleção Ludi

Coleção Ludi

Livros em coleção são ótimos para os leitores autônomos e experientes. Nesse tipo de obra é construído um vínculo mais duradouro com o personagem e seu universo. A gente fica doido pra  saber a próxima aventura e,  tem a vantagem de já estar familiarizado com o contexto da história. Isso ajuda a ganhar fôlego de leitura, ou seja, aos poucos vamos nos acostumando a ler textos cada vez mais longos.

Há muito tempo eu planejo fazer a resenha dessa coleção, uma das que me mais sensibilizaram para a Literatura Infantil e o trabalho com formação de leitores. Vontade não faltava, mas eu ficava receosa de não conseguir escrever algo a altura desses livros tão maravilhosos! Devo a Ludi e Luciana (criatura e criadora) o despertar de muitos alunos para a leitura e, é claro, momentos muito prazerosos e divertidos.

Ludi, a marquesa dos bigodes de chocolate

Ludi, é uma menina atrevida, curiosa, engraçada, teimosa e muito esperta que vai conquistando a gente devagarinho e, de repente, está lá, instalada no nosso coração. É ela a personagem título e heroína dessa coleção incrível. Mas não podemos falar de Ludi sem sua família: Seu Marcos, Dona Sandra, Rafa, Chico, e Marga formam um time que, quando entra em campo, é a gente que sai ganhando!

Também conhecida como Marquesa dos Bigodes de Chocolate (uma das muitas referências a Monteiro Lobato), a menina se envolve em várias aventuras e trapalhadas em lugares um tanto quanto inusitados. Ela e a família Manso nos fazem rir, chorar, refletir e aprender (e como)! Os livros são uma verdadeira aula de história sobre o Rio de Janeiro! É leitura certa todos os anos nas minhas turmas de terceiro ou quarto ano.

Conversando com Luciana Sandroni, criadora de Ludi e desse texto espetacular, soube que Ludi é inspirada na Emília. Luciana sempre foi leitora voraz de Monteiro Lobato e, essa paixão literária transborda nas suas obras.

Conheça todos os livros da Coleção Ludi, de Luciana Sandroni:

Ludi vai à praia: a Odisséia de uma marquesa

No primeiro volume da série, são apresentados os personagens, suas principais características e o cenário das histórias, a cidade do Rio de Janeiro. Se Marcos, o pai de Ludi, é professor de história, Dona Sandra, a mãe, Jornalista. Aí a gente entende porque essa menina é tão sabida!

Nessa primeira aventura, a marquesa acorda, de repente, no fundo da poluída Baía de Guanabara, no reino dos peixes, crustáceos e moluscos; seres marinhos que contam com ela para salvar seu lar de toda a sujeira. Ludi não tem ideia de como foi parar nesse lugar e muito menos acredita que possa ter a resolução de um problema tão complicado. Mas… como toda boa heroína, ela tem seus artifícios e comunicação é um deles! Uma história pra lá de divertida que faz a gente pensar um bocado sobre o meio ambiente!

Ilustrações: Eduardo Albini

A editora é a Manati.

 

Ludi na TV (outra odisséia da marquesa)

 Esse é o meu preferido! Nessa história de rolar de rir, Ludi vai parar dentro da televisão e não consegue mais sair de lá. Nossa marquesa cai de paraquedas no meio de programas infantis, novelas, comerciais, filmes e arruma as maiores confusões! Enquanto isso, Marga e o técnico de televisão tentam tirar a menina dali antes que Dona Sandra chegue em casa! Mas, até que eles consigam… os comerciais já foram pro brejo e a mocinha da novela já sabe o segredo que não deveria saber! Quem tem seus trinta e poucos anos vai deliciar ao perceber às referências aos programas da época. Um deles é o Programa da Bruxa, uma nova apresentadora que ocupa a manhã inteira na TV, mas que vive dizendo coisas horríveis às crianças. E aí, se lembrou de alguma coisa?

Ilustrações: Humberto Guimarães

Editora Salamandra

Ludi na revolta da vacina

Esse é o livro mais conhecido da coleção, já que é muito utilizado pelas escolas para estudar esse momento da história do Brasil. Após passarem por um portal mágico no Arco do Telles, Ludi, Rafa, Chico, Seu Marcos, Dona Sandra e Marga, vão parar no Rio antigo, em meio ao Bota-Abaixo de Pereira Passos e à Revolta da Vacina. Imersos no caos da cidade, a família transita pela antiga Rua do Ouvidor, pela Confeitaria Colombo, conhecem o Dr. Oswaldo Cruz e o grande Machado de Assis. Ludi não se aguenta e acaba contando ao médico sanitarista todas as invenções do futuro! Será que você consegue imaginar o que mais nossa marquesa aprontou durante a Revolta da Vacina?

Ilustrações: Humberto Guimarães

Editora Salamandra

Ludi, a chegada e o bota fora da Família Real  

A família Manso viaja mais uma vez no tempo, só que dessa vez para um Rio bem mais antigo…o Rio Colonial, em 1808,  em meio aos preparativos para a chegada da Família Real portuguesa ao Rio de Janeiro. Esse é outro livro que mistura História e ficção, sendo outro instrumento lúdico para a aprendizagem de História do Brasil. E quem não gostaria de ter Ludi como guia nessa viagem? Acreditem, nessa aventura a família liberta escravos, apaga os PRs das casas * e Ludi até joga futebol com o infante Dom Pedro I.

* PR significa Príncipe Regente. A inscrição era feita nas portas das casas de alguns moradores do Rio de Janeiro durante os preparativos para a vinda da família real. Quem tivesse essa inscrição na porta deveria sair de casa e cedê-la para a corte. 

Ilustrações: Eduardo Albini

Editora Manati

Ludi e os Fantasmas da na Biblioteca Nacional

A viagem agora é pela maior, mais antiga e mais importante biblioteca do Brasil.  Dona Sandra precisa escrever uma matéria sobre a Biblioteca Nacional e quer levar todo mundo junto em um passeio turístico. Ludi e sua trupe vão passar uma tarde rodeados por manuscritos, obras raras, livros antigos e outros tesouros literários. Mas dessa vez, a porta se fecha e todos ficam presos no local, rodeados pelos verdadeiros donos da biblioteca… os fantasmas! Um deles é o querido poeta Olavo Bilac e a gente morre de rir com os diálogos maravilhosos criados por Luciana entre os personagens!

Ilustrações: Eduardo Albini

Editora Manati

Ludi na Floresta da Tijuca 

 

Essa é o último e mais recente volume da coleção. Lançado em 2016 depois de muitos pedidos para que Luciana escrevesse mais uma aventura da menina. Eu já estava ansiosa! Dessa vez a família Manso tem uma novidade. Marga arrumou um namorado e é ele quem vai levar a família até a Floresta da Tijuca do século XIX em meio ao reflorestamento! O que era um simples piquenique para fugir do calor vai virar uma grande aventura ecológica. Já viu, né? Ludi vai aprontar um monte!

Ilustrações: Eduardo Albini

Editora Manati

 

E então, se você chegou ao final desse texto tenho certeza de que se apaixonou pela Ludi tanto quanto eu!

Boa leitura!

 

 

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação pela PUC-Rio. Atua como professora do Ensino Fundamental I e faz atendimento psicopedagógico de crianças com questões de leitura e escrita, usando a literatura infantil como aliada nesse processo.

1 Comentário

Deixe um comentário