Contos de Fadas Leitor Autônomo Leitor Experiente

Lendo Clássicos: Contos de Fadas

Lendo Clássicos: Contos de Fadas

Contos de fadas! O Na Corda Bamba voltou pra sala de aula para estudar os clássicos! O curso “Clássicos da Literatura Infantil e Juvenil… e foram lidos para sempre”, ministrado pela professora Thatty Branco na PUC-Rio está nos proporcionando boas discussões e reflexões! E nós vamos compartilhar tudo com vocês! É só acompanhar os posts mensais sobre esses livros que encantaram e continuam encantando gerações!

Quer conhecer outros Clássicos do Na Corda Bamba? Clique aqui!

O livro de hoje é uma preciosidade que já estava guardada na estante há algum tempo, esperando o momento de ser explorada. Qual foi a nossa grata surpresa ao ver que ele seria o primeiro livro analisado no curso da PUC. A capa já tinha me fisgado há alguns anos, assim como todas as capas da coleção de Clássicos da Zahar. Não é propaganda não, mas a editora realmente acertou nessas edições com capa dura, boas traduções, ilustrações estonteantes e projetos gráficos tão bem cuidados. Dá vontade de ter uma estante inteira só pra eles.

 

Por que ler os contos de Fadas?

“O mal por si só não é representável –  é possível torná-lo visível por meio de mitos em símbolos.” 

                                                                                                                                                                     Paul Ricoeur

Gustave Doré – Bela Adormecida

Os contos de fadas são histórias que tocam em diversas questões do universo infantil: a luta entre o bem e o mal, os valores morais, a obediência aos pais, a transgressão, dentre outros. Vivenciar contradições e antagonismos é típico do ser humano, mas a criança ainda está aprendendo a fazer suas escolhas e lidar com as consequências de seus atos. E isso pode ser difícil para elas.  

A fantasia é o lugar seguro onde a criança pode experimentar, imaginar e refletir. Ela pode gostar das maldades da bruxa, observar o caminho mais comprido, ver até onde vão os atos e decisões dos personagens sem precisar viver de verdade as situações.

Segundo Thatty Brando, a fantasia desperta em nós a consciência de que há outras realidades possíveis, nos ajudando a estender os limites do real. A importância da fantasia na formação da criança é ajudá-la a se desenvolver como um adulto com possibilidades de criticar e superar a própria realidade.

Sabemos que muitos desses contos tradicionais, recolhidos das histórias orais contadas por camponeses, foram modificados e romantizados com a era Disney.  Toda uma geração foi educada pelos finais felizes e coloridos (que a gente também ama) dos desenhos. Entretanto, não podemos subestimar as crianças e nem negar a elas a reflexão das questões humanas presentes na literatura. Por isso a leitura desses originais é tão importante, principalmente se for   mediada por uma boa conversa! 


Contos de Fadas da Editora Zahar

Edição grande

A edição de bolso de Contos de Fadas apresenta 20 contos contos de Charles Perrault, dos irmãos Grimm, Hans Christian Andersen e outros autores (ou recontadores famosos).  Você também pode encontrar a edição grande, com 24 contos comentados. As duas opções contam com uma pequena biografia de cada escritor e cerca de 90 ilustrações de artistas célebres como Gustave Doré e Walter Crane.

Nesse livro podemos comparar as versões de Chapeuzinho Vermelho de Perrault e dos Grimm, conhecer as versão original da Pequena Sereia, completamente diferente da da Disney e ainda encontramos:  o Patinho Feio de Andersen, A Branca de Neve, Bela Adormecida, João e Maria e Rapunzel (Grimm) e Cinderela, Gato de Botas, Barba Azul, Pele de Asno e o Pequeno Polegar (Perrault), dentre outras histórias menos conhecidas.

A apresentação do livro é de Ana Maria Machado, que narra de maneira como uma boa conversa seu contato com as histórias de tradição oral e os contos de fadas.

A tradução de Maria Luiza X. de A. Borges traz um texto de excelente qualidade e em linguagem acessível para uma leitura compartilhada com os leitores autônomos. Já os leitores experientes podem guardar o livro debaixo do travesseiro e ler sozinhos desfrutando desse tesouro maravilhoso da Literatura.

Se você quer ler ou reler os contos de fadas originais, essa é a melhor opção!

Entre no mundo da fantasia e boa leitura!

Walter Crane – Chapeuzinho Vermelho

Contos de Fadas

Perrault, Grimm, Andersen e outros

Editora  Zahar

Preços Médios:

Edição de bolso: R$ 16,00

Edição grande: R$ 46,00

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação pela PUC-Rio. Atua como professora do Ensino Fundamental I e faz atendimento psicopedagógico de crianças com questões de leitura e escrita, usando a literatura infantil como aliada nesse processo.

Deixe um comentário