Animais Leitor Autônomo Leitor Iniciante Para se divertir Primeiras Leituras

Adelaide, a Canguru Voadora

Adelaide: a Canguru Voadora

Asas da Imaginação

 

Extra! Extra! A imaginação das crianças corre perigo de extinção!  

 

Ao longo dos meus dez anos de sala e de aula e em conversas com outras professoras, tenho notado a dificuldade das crianças em mergulhar de roupa e tudo no mundo da imaginação. Elas me parecem reservadas, com medo de se despir do real e se contagiar com as milhares de possibilidades do imaginário. 

Ao longo das minhas leituras diárias de histórias, quando um fato inusitado ou fora do comum aparece na narrativa, há sempre um aluno que levanta o dedo dizendo que aquilo não é possível, que aquilo não faz sentido e etc. E nesse momento eu vejo as asas dele começarem minguar. Tento lançá-lo novamente ao voo, dizendo que tudo pode no mundo da criação do autor, do ilustrador e das histórias, mas algumas crianças parecem ter asas de pedra.

O nosso livro de hoje brinca exatamente com isso.

Tomi Ungerer

O escritor Tomi Ungerer nasceu na França em 1930, ainda está vivo e já publicou mais de 140 livros! É um artista completo: escreve, ilustra, faz colagens e já fez campanhas políticas e publicitárias.  É polêmico e notável na França, mas pouco conhecido no Brasil. 

Os livros de Tomi são irreverentes, as ilustrações despretenciosas, engraçadas, com jeito charge; e o texto de extrema inteligência e qualidade. O autor usa faz uso da prosopopeia e do animismo, dando características humanas aos animais e aos seres inanimados. E ele faz isso de uma maneira tão hábil, que a gente não sente a mínima estranheza. É a arte de fazer soar real, aquilo que no nosso mundo é, aparentemente, impossível. Seus personagens se misturam e interagem com os seres humanos e se inserem na sociedade sem qualquer questionamento por parte dos indivíduos. Deve ser por isso que a frase lema de Tomi é espere o inesperado. 

Muitos livros dele ainda não foram publicados em Português, mas a gente ainda vai traduzir alguns e mostrar pra vocês. 

Tomi me parece uma espécie de Menino do Dedo Verde da imaginação. Através de seus livros, nos toca e faz crescer asas! 

 

Adelaide, a canguru voadora

 

Adelaide é uma canguru que nasceu com asas. Adorava olhar o céu e os aviões. Um dia se despediu de seus pais e foi embora pelos ares, acompanhando um jato e seu piloto. Desceu em Paris, pois achou interessante e quis ficar lá por mais algum tempo (quem não?) Entrou num táxi, mas não tinha dinheiro pra pagar, fez um amigo humano que pagou suas despesas e a levou pra jantar.

Mas Adelaide queria mais. Ela ainda sonhava com o amor. Mas acabou se tornando uma heroína. Em um prédio em chamas, resgatou duas crianças do apartamento mais alto. Como o peso das duas era grande, Adelaide não conseguia voar e acabou se espatifando no chão.

No hospital recebeu flores, chocolates e homenagem no jornal. Recuperada, saiu por Paris e, no Zoológico conheceu um outro igual, um canguru excepcional. Com um documento de libertação, os dois se casaram com certidão. E formaram uma família diferente, irreverente e muito contente.

Tomi Hungerer foi vencedor do Premio Hans Christian Andersen do ano 2000 e Adelaide acaba de ganhar o Selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil.

Clique aqui e conheça os outros livros ganhadores do Selo Altamente Recomendável 2018

Adelaide é um livro mágico, sedutor e detentor do incrível poder de nos transportar a para o espaço da fantasia, do lúdico e do non sense, onde tudo é possível e maravilhoso.

A obra da nossa parceira Editora Aletria, é uma pedida certa para as primeiras leituras, para os leitores iniciantes e até autônomos. Eu, adulta que penso que sou, já caí nas graças de Adelaide.

 

Nossa! Acabei de me olhar no espelho e notei que tem algo de diferente nas minhas costas…

 

LIVRO ADELAIDE: A CANGURU VOADORAAdelaide, a Canguru Voadora

Tomi Ungerer

Editora Aletria

Preço Médio:  R$ 43,00

 

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Isabella, autora do Na Corda Bamba! Fiz minha graduação e mestrado em Educação na PUC-Rio e uma pós graduação em Psicopedagogia. Além de escritora e poeta, sou professora de Ensino Fundamental I . Meu grande objetivo é formar leitores e escritores! Por isso, livros, letras e poesia transbordam nas minhas aulas!

Deixe um comentário