Leitor Autônomo Leitor Experiente Leitor Iniciante Livro ilustrado Primeiras Leituras

Na Corda Bamba na Travessa: Sombra

Na Corda Bamba na Travessa

O Na Corda Bamba e a Livraria da Travessa agora são parceiros! Uma vez por mês faremos uma resenha especial para esse espaço tão querido e literário. Também estaremos na loja de Botafogo, em eventos mensais, ajudando e mediando a escolha de livros para adultos e crianças! Para saber mais, fique ligado nas nossas redes sociais!

E o primeiro livro escolhido para selar essa parceria foi…

Sombra

 

“Quando duas páginas de um livro são abertas, elas se tornam um único e amplo espaço.”

                                                                                                                                                            Suzy Lee

Escuro. Um click ao acender as luzes e um outro mundo surge em sombras. Esse é o ponto central de Sombra, obra de Suzy Lee lançada em 2011 pela extinta editora Cosac Naif e reeditada agora pela Companhia das Letrinhas.  

A história, composta unicamente de imagens, se inicia com a brincadeira de uma menina em uma sala cheia de objetos, como um porão ou um quarto de entulhos. No princípio, as sombras reais da personagem e dos objetos, mas da mesma forma como a ela vai entrando na brincadeira, as sombras vão se transformando em elementos de fantasia.

A trilogia da Margem

As trilogia da margem, de Suzy Lee (Onda, Sombra e Espelho) tem como marca a utilização da margem do livro como parte da narrativa. Ou seja, aquela parte que geralmente só serve para dividir as páginas do livro vira um divisor de mundos, como um portal mágico. Em Onda, ela divide o universo da menina e do mar, do qual ela tem medo. Em Espelho (ainda não reeditado no Brasil), a personagem é separada de seus múltiplos reflexos e, em Sombra, os objetos iluminados de suas formas e silhuetas.

 Luz e Sombra

 

A transição entre esses universos é feita de maneira paulatina, afinal, entrar no mundo da imaginação, é uma viagem e tanto! É preciso se paramentar. A vassoura se vira flor, as rodas da bicicleta lua e sol, asmãos tomam forma de passarinho.

E ao longo do livro, a autora brinca com o sentido da palavra sombra. A sombra da menina se transforma em um lobo; quem não tem seu lado sombrio e bravio? Aos poucos os personagens do mundo das sombras ganham vida própria e até invadem a parte iluminada. Há um ir e vir entre esses dois mundos que permite uma leitura em forma de jogo. 

Os desenhos são feitos de carvão em apenas duas cores e um fundo branco. Diferentes tonalidades de preto e amarelo dão vida, textura e movimento a à essa história.

O interessante dos livros ilustrados é que a história pode ser lida e relida de variadas formas e a criança pode inventar suas inúmeras narrativas. Há a um fio condutor da autora, mas ela abre espaço para diversas camadas de interpretação.

Sombra é interessante para qualquer faixa etária ou tipo de leitor justamente por isso, pois cada um, dependendo do seu amadurecimento, vai chegar à uma camada do livro. E ela pode ser brincante, profunda, apaziguadora, inquietante. Tudo também depende da forma como o adulto vai mediar essa leitura.

 

 

 

Veja um trecho em vídeo que separamos pra você:

Suzy Lee

 

“Eu acredito que os livros sem palavras estimulam os limites da imaginação das crianças abrindo diversas possibilidades de leitura, e mostram a elas que não há “certo” ou “errado” no jeito de ler um livro.”  *

A sul coreana Suzy Lee é pintora de formação e fez sucesso no mercado internacional quando Onda foi considerado o livro ilustrado mais lido no New York Times (2009).  Na época, a obra vendeu mais de cem mil exemplares. Seus livros são composto somente de imagens, para que as crianças possam imaginar. Para Suzy, as palavras são coadjuvantes da imagens.

Boa leitura e boas brincadeiras!

 

Sombra

Suzy Lee

Editora: Companhia das Letrinhas

Preço: 43,00

 

 

 

*Suzy Lee em entrevista à jornalista Cristiane Rogério para a Revista Crescer – Link: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI133047-10532,00-SUZY+LEE+A+FADA+DO+LAPIS+E+DO+CARVAO.html

 

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Isabella, autora do Na Corda Bamba! Fiz minha graduação e mestrado em Educação na PUC-Rio e uma pós graduação em Psicopedagogia. Além de escritora e poeta, sou professora de Ensino Fundamental I . Meu grande objetivo é formar leitores e escritores! Por isso, livros, letras e poesia transbordam nas minhas aulas!

Deixe um comentário