Leitor Autônomo Leitor Iniciante Livro ilustrado Temas delicados

O Vazio de Anna Llenas

Vazio de Anna Llenas 

 

Olhando pra dentro

O Vazio de Anna Llenas. O sentido da vida e a solidão são questões humanas que atravessam séculos e gerações. Muitas vezes a gente se sente esvaziado e, sem entender o que se passa, acaba procurando algo que tape o buraco, mesmo que provisoriamente.

Shel Silvestsein trouxe o tema com maestria no (agora) afamado “A parte que falta”. A leitura feita pela youtuber Jout Jout fez com que o grande público tomasse conhecimento da obra e percebesse que ela toca em uma questão existencial e pertinente a todos: o vazio que nos preenche. Adultos e crianças, acho até que mais adultos que crianças, se identificaram instantaneamente com o livro.

A obra de Anna Llenas, lançamento da Editora Salamandra, segue a mesma linha e, com uma pegada bem visual, aproxima o tema ainda mais do universo infantil. Um livro para qualquer idade, inclusive para os adultos.

Vazio

O livro de Anna abre espaço para uma boa conversa sobre esse vazio que, se muitas vezes não é perceptível a um olhar adulto, se torna ainda mais nebuloso para uma criança, sujeito em formação. Nessa obra em específico, a autora traz o vazio que é surge a partir de alguma perda: uma morte, doença, separação… Tudo estava indo bem até que o vazio aparece lá.

O buraco da autora se localiza na barriga. Alguns, como eu, o localizam no coração, outros na mente…  contudo, graficamente a escolha é perfeita. O livro é tão visual que parece que a gente consegue enxergar nosso próprio buraco.

O que Anna faz muito bem é aproximar o leitor dessa questão tão profunda e tratá-la de maneira clara e mais acessível aos pequenos leitores. É identificação certa.

 

“ Julia era uma menina feliz e tranquila, como tantas outras meninas.

Mas um dia, de repente, tudo mudou.

E ela ficou só com um grande vazio.

Um vazio enoooooorme.  (…)

Dali surgiam mosntros

O vazio sugava todas as coisas

Julia fez de tudo para que o vazio desaparecesse, tentou preencher, tapar, apagar… “

 

Na trajetória da criança, ela tenta achar a tampa correta para seu buraco, procurando o consumo, a comida, os eletrônicos, as relações superficiais. Depois de falhar em sua busca, ela desiste. E aí duas grandes páginas em branco fazem o leitor parar, respirar e sentir o vazio junto com Júlia.

Uma voz lá do fundo (do chão ou de dentro)  avisa à menina que ela precisa olhar pra ela mesma…

E nesse movimento Julia encontra palavras, cores, sons e descobre todo um mundo mágico dentro de si. Através dele ela vai se conectar com os outros de outra maneira, também eles possuidores de seus vazios.

O interessante é que, ao final (ALERTA SPOILER), o vazio diminui, mas não desaparece, assim a menina pode sempre voltar aos seu mundo maravilhoso.

Não sei vocês, mas preciso dos meus vazios pra produzir arte…

 

Teorias psicanalíticas a parte, Vazio é sensibilidade à flor da pele, é entrada a passos leves em uma uma estrada cheia de pedras e cascalhos, é olhar atento e primoroso sobre a nossa incompletude.

Indicamos a obra para leitores iniciantes (leitura compartilhada) e autonônos.

Projeto Gráfico

O projeto acerta em cheio na capa dura com a menina e um buraco no meio do livro. O texto é pequeno e distribuído pelas páginas em frases curtas e pontuais. Isso faz com o que um leitor mais impaciente permaneça com vontade de acompanhar a história. O foco são os desenhos, que ganham formas, movimento e dão concretude ao que está sendo dito.  

As ilustrações são uma mistura de colagem –  papelão, jornal, folhas de caderno – e desenhos com traço infantil, uma linha bem artesanal. Anna ganha a criança por aí, utilizando seu universo para falar com ela. O livro é grande e com muitos espaços em branco para que a gente possa respirar e refletir com calma e tranquilidade. 

 

Anna Llenas

A espanhola Anna Llenas é ilustradora, artista gráfica e diretora de arte. Se formou em publicidade pela Universidade Autônoma de Barcelona e hoje, além de ilustrar, trabalha como arte terapeuta.

Ah! Se você se encantou com a resenha e quer dar uma espiada no livro, dá uma olhada nesse vídeo aqui embaixo! 

Boa leitura e boas conversas!

Resultado de imagem para vazio anna llenas

Vazio 

Anna Llenas

Editora Salamandra

Preço: R$ 43,00

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Isabella, autora do Na Corda Bamba! Fiz minha graduação e mestrado em Educação na PUC-Rio e uma pós graduação em Psicopedagogia. Além de escritora e poeta, sou professora de Ensino Fundamental I . Meu grande objetivo é formar leitores e escritores! Por isso, livros, letras e poesia transbordam nas minhas aulas!

Deixe um comentário