Leitor Autônomo Leitor Iniciante Livro ilustrado Poesia Temas delicados

Na Corda Bamba na Travessa: Manu e Mila

Na Corda Bamba na Travessa: Manu e Mila

Está no ar mais uma edição do Na Corda Bamba na Travessa! Hoje, trouxemos pra você o mais novo lançamento do premiado autor e ilustrador André Neves.

 

Uma pergunta filosófica

O que te faz feliz? O que te encanta? O que te proporciona aquela sensação quente que acolhe todo o coração? Você é daquelas pessoas que enxergam a felicidade nas pequenas coisas ou busca esse sentimento em momentos apoteóticos?

Você costuma espiar o lado de fora ou tem os olhos virados pra dentro?

Afinal, onde se esconde a alegria?

O livro de hoje trata essa profunda questão filosófica com simplicidade, ternura e muita poesia.

Para conhecer outros livros de André Neves, clique aqui. 

Manu e Mila

Manu e Mila são duas crianças que à procura da alegria. Mila acredita que ela está nas pequenas coisas, nos buracos da terra, nas sementes, nas flores, ali mesmo no seu jardim. Manu discorda, acha que vai encontrá-la no vasto mundo, nos grandes oceanos, no topo de uma montanha.

“Vamos ver quem encontra primeiro?”

Não é à toa que, em em meio à busca, cada um encontra um inseto diferente. Mila se enternece com uma joaninha, pequenina, que fez do jardim sua casa;  Manu abraça um besouro voador, conquistador de mundos.

 

“Manu e Mila eram tão diferentes. Discordavam em tudo.

Mas algumas brincadeiras eram irresistíveis.”

As crianças experimentam juntar os dois insetos, pra ver se eles conseguem brincar juntos. E no momento em que eles se tocam, besouro e joaninha alçam voo.

Resolvem, então, brincar juntos de mãos dadas, rodando, zumbindo baixinho e naquele momento escutam uma música feliz.

Finda-se a busca, por enquanto.

A alegria está em toda parte

A grande descoberta de Manu e Mila, os leitores percebem ao longo das páginas: a alegria já estava ali. Nas flores, no alto dos muros, no jardim, no besouro e na joaninha. A transição entre desenho e espaços em branco nos dá a dimensão da procura das crianças e abre espaço para o silêncio, a reflexão e a contemplação dos desenhos de André.

Mila e Manu é um livro despretensioso que nos leva longe. Nos faz pensar sobre nossas buscas, sobre o lugar da felicidade, sobre os diferentes pontos de vista e a possibilidade de harmonia entre eles. Tudo isso com a leveza de um passeio no jardim e a concretude do pensamento infantil. 

Na última página, o livro ganha vida e sai dançando. É possível escutar o zumbido e as risadas das crianças. Encontramos a alegria.

 

 

André Neves

O pernambucano André Neves é um dos mais talentosos e reconhecidos ilustradores brasileiros da atualidade. Ganhador diversos prêmios nacionais e internacionais, arrematou o Jabuti de melhor livro infantil de 2011 com Obax e de melhor Ilustração em 2013 com o delicado Tom.

André tem um traço marcante que faz com que reconheçamos rapidamente seus desenhos, principalmente os personagens. As figuras de André são únicas. Ele sabe expressar com excelência as emoções nos rostos delas. Os bonecos tem um nariz comprido e seus olhares profundos têm muito a nos dizer. André emociona com a simplicidade e o movimento.

Indicamos os livros para os leitores iniciantes e autônomos, mas acho que tem muito adulto que vai querer sair por aí procurando a alegria.

Eu acho que encontrei, bem aqui em cima da mesa…

Boa procura e boa leitura!

Manu e Mila

André Neves

Editora Brinque-Book

Preço Médio:

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Isabella, autora do Na Corda Bamba! Fiz minha graduação e mestrado em Educação na PUC-Rio e uma pós graduação em Psicopedagogia. Além de escritora e poeta, sou professora de Ensino Fundamental I . Meu grande objetivo é formar leitores e escritores! Por isso, livros, letras e poesia transbordam nas minhas aulas!

Deixe um comentário