Animais Primeiras Leituras

Livros para bebês: Eric Carle

Livros para bebê: Eric Carle

Sempre que chego às livrarias, corro para sessão de bebês. Não porque eu tenha um em casa, mas para saber se há alguma novidade por ali.  

Explico: como já disse por aqui algumas vezes, a literatura para bebês no Brasil muitas vezes acaba se resumindo à livros cartonados, de pano e banho. Livros cartonados geralmente custam mais caro e são produzidos por grandes editoras com pouca preocupação literária. Em sua maioria, não há uma história em si, e as obras ficam limitadas à uma escolarização precoce da criança: cores, formas, animais, profissões e etc. As ilustrações são fracas, com formas e cores padronizadas, desafiando pouco o leitor.

Leia outros artigos sobre Literatura para bebês aqui.

O livros de papel mais duro, com texturas e tamanho pequeno são muito adequados para os bebês pois facilitam seu manuseio. Eles podem colocá-los na boca, pegar com força sem o perigo de estragar.

Nós aqui acreditamos nessa relação do bebê com o objeto livro. Pegar, cheirar, colocar na boca é super importante na formação leitora. E, se desde esse momento oferecermos algo com qualidade literária e estética, é o melhor dos mundos.

Eric Carle

Mas… nem tudo está perdido. Existem alguns autores e editoras que se propõe a fazer um trabalho de excelência para bebês.

E um desses autores é Eric Carle. O americano que nasceu em 1929 e ainda está vivo, produz livros  incríveis. Eric tem uma obra extensa, mas seu livro mais conhecido por aqui é o clássico Uma Lagarta muito comilona.

O traço de Eric é muito cuidadoso, os desenhos são grandes e bem coloridos. As imagens falam tanto que você também pode ir construindo sua história com o leitor.  Os textos bem construídos, divertidos e usam as repetições que os bebês adoram.

Conheça dois livros para bebês de Eric Carle

Escolhemos dois livros cartonados, com temática animal e do tamanho da mão dos pequenos leitores. Aliás, os animais são um tema muito presente na obra de Carle.

Conheça outros livros com animais!

Uma aranha muito ocupada

A aranha começa o dia tecendo sua teia. Vários animais a chamam para brincar, mas ela nem responde… está muito ocupada tecendo sua teia.

“-Muuu! Muuu! – mugiu a vaca – quer comer um pouco de grama?

A aranha não respondeu. Estava muito ocupada tecendo sua teia

-Mééé´! Mééé! – disse a ovelha – quer correr pelo campo?

A aranha não respondeu. Estava muito ocupada tecendo sua teia.”

A narrativa é um conto de repetição. Aquilo que os pequenos adoram pois podem interagir e antecipar o que vai acontecer na história. Eles decoram as frases repetidas e assumem o comando!

Apesar de aparecerem diversos animais e os sons que eles fazem, não há uma preocupação do autor em ensinar à criança essas nomenclaturas. A preocupação é com a história da aranha.

Nessa obra, três desenhos aparecem em alto relevo: a aranha, a teia e uma mosca que voa em todas as páginas acompanhando os animais visitantes. Você já pode imaginar o que acontece com essa mosca no final do livro, não é? Essa diferença de textura também é muito interessante para os pequenos leitores, pois possibilita uma outra maneira de exploração do livro.

Senhor Cavalo Marinho

Os cavalos marinhos são usados como exemplos de paternidade no mundo animal. São eles que cuidam dos ovos e dos filhotes após seu nascimento. Eric Carle descobre outros peixes que tem o mesmo hábito e os coloca nessa divertida narrativa.

A senhora Cavalo Marinho coloca os ovos e os coloca dentro da bolsa da barriga do senhor Cavalo Marinho. Enquanto flutuava tranquilamente pelo mar, ele vai encontrando diversos peixes. Alguns estão escondidos e camuflados atrás de páginas pintadas em transparência, que também nos leva a uma brincadeira de esconde-esconde.  

No encontro com esses animais marinhos, ele contam como estão cuidando dos ovos. E assim segue o livro, com a repetição das perguntas e das respostas.

Por fim, é a hora dos pequenos cavalos marinhos nascerem e seguirem sozinhos pelo mar.

Um livro delicioso que aborda com leveza, delicadeza e muitas cores a questão da paternidade.

Gostou? Em breve, mais dicas de livros para bebês por aqui! Boa leitura!

 

Senhor Cavalo Marinho e Uma aranha Muito Ocupada

Autor: Eric Carle

Editora Callis

Preço Médio: R$ 32,00

 

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Isabella, autora do Na Corda Bamba! Fiz minha graduação e mestrado em Educação na PUC-Rio e uma pós graduação em Psicopedagogia. Além de escritora e poeta, sou professora de Ensino Fundamental I . Meu grande objetivo é formar leitores e escritores! Por isso, livros, letras e poesia transbordam nas minhas aulas!

Deixe um comentário