Contos de Fadas Leitor Autônomo Leitor Iniciante Temas delicados

Um Pinóquio Poético

Um Pinóquio Poético

Desde que li o clássico As aventuras de Pinóquio, texto original de Carlo Collodi, me bateu forte a história da marionete que vive em busca de ser um bom menino. As reflexões sobre essa obra você encontra na resenha, é clicar aqui.

O post de hoje é para falar dessa edição deliciosa da Editora Panda Books escrita por Penélope Martins, ilustrada por Alexandre Camanho e com o projeto gráfico de Raquel Matsushita !

A madeira mágica vira poesia na versão de Penélope, que se mantém fiel à história original e brinca com as palavras com jeito de criança e competência de adulto. Pra Penélope brincar é coisa séria. E eu assino embaixo! 

Conheci Penélope há pouco, mas assim como o livro invade coração, os olhos de menina dela transparecem nas rimas e versos. Quando eu pisquei, já estavam os dois instalados ali no coração, ela e o livro.

 

“Mestre Gepeto, o melhor carpinteiro,

Transforma qualquer madeira em brinquedo:

Tão perfeito que parece verdadeiro

Olhos espertos, sorriso ineiro

Inventa Boneco com alegria de menino

Parece que ele vai correr em desatino.”

Já de Alexandre eu era admiradora há tempos. Seus traços tem um movimento incrível e a riqueza das ilustrações é de tirar o fôlego. Clicando aqui você encontra algumas resenhas de livros dele. A cada desenho meus olhos marejam com os traços fortes e vivo. A gente sente uma dureza torneada de leveza. Difícil de explicar, melhor que vocês vejam.

O projeto gráfico de Raquel não fica atrás! Capa dura, lombada em tecido, tonalidades de laranja e marrom, objeto gostoso de pegar e levar pro café.

Vale fazer uma imersão nessa obra. Pegar o original, o filme, e essa versão. Vocês vão ver que Pinóquio tem muito a nos ensinar! Indicamos para uma leitura compartilhada com os leitores inciantes. Os autônomos e experientes podem se deleitar sozinhos ou bem acompanhados!

 

As Aventuras de Pinóquio

Penélope Martins

Ilustrações: Alexandre Camanho

Editora Panda Books

Viva a poesia e boa leitura!

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Isabella, autora do Na Corda Bamba! Fiz minha graduação e mestrado em Educação na PUC-Rio e uma pós graduação em Psicopedagogia. Além de escritora e poeta, sou professora de Ensino Fundamental I . Meu grande objetivo é formar leitores e escritores! Por isso, livros, letras e poesia transbordam nas minhas aulas!

Deixe um comentário