Animais Para se divertir Primeiras Leituras

Na Corda Bamba na Travessa: Muito cansado e bem acordado

Na Corda Bamba na Travessa: Muito Cansado e bem Acordado

Muito Cansado e Bem acordado. Mais uma edição do Na Corda Bamba na Travessa! E esse livro aqui está na seleção dos 30 melhores infantis da Revista Crescer 2018.

 

Está na hora de dormir.

A criança pegou no sono, você vai saindo do quarto bem de fininho quando…

– Estou com sede, vou pegar água.

Depois da sede satisfeita, vem outra manha:

-Esqueci de escovar os dentes!

-Preciso do meu ursinho!

– Só mais uma história!

Quem tem filhos pequenos com certeza reconhece essa cena, muito comum na hora de ir pra cama. Sempre falta alguma coisa, aparece uma nova vontade… tudo pra disfarçar aquela insegurança que bate na hora de ficar sozinho no quarto.
O livro de hoje conte essa história de uma maneira muito bem humorada.

Muito Cansado e Bem Acordado

O porco espinho, a raposa, o burro, o pelicano e jacaré estão muito cansados, mas a foca… está bem acordada e precisa ir ao banheiro. Ela pula da cama, sai andando, fazendo barulho, abre porta, fecha a porta.

Logo em seguida é o jacaré que acorda:

“Preciso escovar os dentes! – ele diz e rasteja para fora da cama

Crooooc, crooooc, croooc.

Abre a porta e fecha porta.” 

E um por um, todos todos os animais decidem fazer o mesmo por diferentes razões… Adivinha para onde eles vão? Pra cama da criança, claro! Pra pedir só mais um beijinho!

Mas o que acontece quando todos os bichos se amontoam em cima da menina… eu não vou contar. Só posso dizer que todos saem correndo, voltam para a cama e fecham os olhinhos… afinal, estão todos muito cansados… zzzzzzz

O interessante dessa história é que, além de irreverente, ela coloca a criança no lugar dos adultos, já que é o menina (ou a menino) que recebem os bichos-filhos em sua cama. 

Eles podem se identificar e olhar a situação por um outro ângulo. 

Fora isso as ilustrações são divertidíssimas! Repare só nos rostos e nos movimentos dos animais! O Projeto gráfico horizontal dá a ideia de continuidade no ambiente do quarto.  A capa é dura e o tamanho cabe nas mãos dos pequenos.

Um conto de repetição

Como já dissemos por aqui, os contos de repetição fazem a alegria dos primeiros leitores porque possibilitam uma postura ativa da criança. Todas as páginas começam da mesma forma, retirando o animal que saiu da cama, e a cada saída é usada uma onomatopeia para representar o barulho que o bichinho está fazendo. É só o leitor decorar o que vem a seguir e se jogar na brincadeira!  

Susanne Strasser faz um ótimo trabalho com as crianças pequenas usando os animais como seus personagens principais. Foi ela quem escreveu Bem Lá no Alto, um conto de acumulação onde os bichanos vão subindo um em cima do outro para tentar alcançar um bolo no alto da casa.

Outra autora que acerta com os primeiros leitores é Marianne Dubuc , autora de Um elefante se balança e Mas papai…

Aproveite esse livro para se divertir, dar boas risadas e ir para cama flutuando….

Boa leitura e boa noite!

Muito Cansado e Bem Acordado

Susanne Strasser

Editora Companhia das Letrinhas

Preço Médio: R$ 35,00

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Isabella, autora do Na Corda Bamba! Fiz minha graduação e mestrado em Educação na PUC-Rio e uma pós graduação em Psicopedagogia. Além de escritora e poeta, sou professora de Ensino Fundamental I . Meu grande objetivo é formar leitores e escritores! Por isso, livros, letras e poesia transbordam nas minhas aulas!

6 Comentários

  • gostei de receber este e-mail da Travessa e me interessei pelo Muito Cansado Bem acordado, mais tarde farei a compra.
    E quero saber se receberei outras resenhas pois tenho 3 meninos em idades de 4 e 1 anos além da bisneta de 7 anos, parabéns pelas sugestões, Gilda Hermanny Tostes e para a Travessa Zuzu

      • Oi Gilda, tudo bom? Todos os comentários aqui estão sujeitos à aprovação por conta de mensagens de publicidade ou spam. Quando eu vejo que é um texto de alguém, aprovo logo! Mas a maioria dos comentários é de spam! Um abraço!

    • Oi Gilda,
      obrigada pelo comentário! Todos os meses teremos sugestões no mailing da Travessa. Mas você pode acompanhar o blog pelo facebook, pelo instagram ou entrando aqui na página mesmo. As resenhas são feitas todas as semanas e temos opções para todas as idades! Um abraço, Isabella.

  • Prezada Isabella,
    Gostaria de saber em qual livraria Travessa será o terceiro encontro do projeto Na corda Bamba no dia 18 de agosto – com o livro “Muito cansado, bem acordado”.

    Grata,
    Elizabeth

Deixe um comentário