Amizade Leitor Autônomo Leitor Iniciante Livro ilustrado

Na Corda Bamba na Travessa: Na Colina

Na Corda Bamba na Travessa 4: Na Colina

Na Colina. Mais uma edição do Na Corda Bamba na Travessa trazendo um livro cheio de emoção e sensibilidade indicado para os leitores iniciantes e autônomos.

Infância e Amizade

Você se lembra das suas amizades quando era criança? E daquele seu amigo inseparável? Ou do que você olhava de longe e imaginava o quão bom seria se vocês fossem amigos?

Muitas crianças se sentem inseguras em permitir que mais amigos entrem no grupo ou na brincadeira. Outras querem entrar, mas não conseguem. Dos dois lados há medo. Medo da rejeição, do outro amigo ganhar mais atenção, medo de acabar sendo deixado de lado, medo da solidão.  

Na escola, faço mediação de muitos conflitos que têm como ponto de partida essas questões. Vejo como é importante levar em conta todos esses sentimentos que estão em jogo dos dois lados. Conversar é importantíssimo. Mas não basta o velho discurso de que amizade se multiplica e que é preciso incluir o amigo e etc. É preciso desequilibrar, sensibilizar a criança para isso e ajudá-la a refletir. Só assim ela vai poder tentar se colocar no lugar do outro e pensar concretamente sobre a importância de expandir os laços e entender que incluir o outro não significa perder.

A Literatura é um excelente gatilho e, seguida de uma boa conversa, pode transformar corações e relações.

Conheça outros livros sobre amizade!

Na Colina

Edu e Bento são melhores amigos. Inventam as maiores brincadeiras usando apenas duas caixas de papelão. Elas se transformam em espaçonaves, navios pirata, bunkers de soldado e o que mais couber na imaginação.

A colina é o cenário, em meio às flores e debaixo do céu quase sempre azul. Eles eram cúmplices e adoravam ter algo só deles. Quatro braços entrelaçados.

Um é pouco, dois é bom, três…

Em um dia nebuloso e muito frio, aparece Zé, apenas um menino carregando uma caixa. Ele ainda não era astronauta nem pirata, mas há tempos mirava de longe e sonhava em embarcar no navio de Bento e Edu.

Zé tomou coragem e pediu permissão a bordo.

Mas brincar junto é mais do que brincar no mesmo lugar. Agora é Bento que não encontra espaço e se sente sozinho.

Tomado pela decepção e pela raiva, o menino destrói sua caixa e não aparece mais na colina. Ele se isola, inseguro e triste, mas sente saudades dos amigos.

Em dia com poucas nuvens, os Zé e Edu batem na porta de Bento com uma surpresa: uma caixa de papelão. Mas não era uma simples caixa de papelão, era uma super hiper ultra sônica caixa, COM RODAS, cheia de cores e possibilidades! Uma caixa para três.

O livro não mostra, mas eu aqui acredito que tenha havido uma boa conversa entre Edu, Zé e seus pais (ou professores) para que eles refletissem e passassem a incluir Bento nas brincadeiras.

A caixa agora é habitada por três, o abraço tem seis, as cores se multiplicaram, a colina ficou mais verde e a solidão acabou.

“Bento adora os dias que passam juntos. Essa coisa só deles, Edu-Zé-Bento.

Ele adora esse ritmo a três.

É algo novo.  E é bom.”

Benji Davies  

Como um bom livro ilustrado, é impossível ler essa história sem se aprofundar na leitura das imagens.

Benji Davies dialoga com o texto com excelência, expressando concretamente as emoções das crianças e mostrando aquilo que as palavras deixaram esconder. Seus desenhos são coloridos, cheios vida, movimentos e sentimentos. Eu particularmente sou fã do autor que trata da amizade com muita ternura. 

Na Colina foi escrito por Linda Sarah e ilustrado por Benji, mas em Leo e a Baleia o texto e a ilustração são dele. Você conhece? Esse livro faz o maior sucesso com crianças e adultos! Clique aqui para ler a resenha.

A ilha do vovô é outra obra do autor que faz nascer lágrima nos olhos. Esse livro narra de maneira lúdica uma despedida entre um menino e seu avô, que precisa deixar o mundo de cá.

Os três têm capa dura, ilustrações grandes e projeto gráfico delícia!

Se você procura um livro leve, sensível, profundo e cheio de carinho, Benji Davies é um acerto.

Boa leitura e boas conversas!

Ah! Esqueci de dizer que a leitura desse livro me trouxe de volta a memória esse vídeo incrível:

 

Na Colina

Linda Sarah e Benji Davies

Editora Salamandra

Preço Médio:

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Isabella, autora do Na Corda Bamba! Fiz minha graduação e mestrado em Educação na PUC-Rio e uma pós graduação em Psicopedagogia. Além de escritora e poeta, sou professora de Ensino Fundamental I . Meu grande objetivo é formar leitores e escritores! Por isso, livros, letras e poesia transbordam nas minhas aulas!

4 Comentários

Deixe um comentário