Diversidade Leitor Autônomo Leitor Iniciante

Nós do Axé

Nós do Axé

Nós do Axé. Um livro colorido, cheio de referências à cultura baiana e afro brasileira. Nós de Axé, escrito por Janaína de Figueiredo, ilustrado por Paulica Santos e editado pela nossa parceira Aletria, conta a história de uma menina e sua fitinha do Senhor do Bonfim.

O adereço já faz parte da cultura brasileira e quase todo mundo já teve a experiência de amarrá-la no pulso, dar três nós, fazer três pedidos e esperá-la cair para realizá-los. Pois a personagem faz da fitinha uma companheira e confidente e os desejos, que poderiam ser protagonistas dessa história, acabam sendo deixados de lado quando a fitinha se vai.

Cultura Afro

Em meio ao enredo passamos pela Iroko, (árvore sagrada no universo afro brasileiro), pela capoeira, pela lavagem da escadaria do Senhor do Bonfim, dentre outros elementos dessa cultura tão rica, mas tão esquecida nas escolas e nos livros. E se a gente não compreende alguma palavra ou expressão, ao final do livro tem um glóssário que, não só explica, como conta a história desses elementos. A palavra Axé, por exemplo, ficou muito ligada à música baiana, mas o livro traz a sua definição dentro da cultura.

O texto traz alargamento cultural, fantasia, narrativa e informação. As ilustrações de Paulica são cheias de vida e repletas de símbolos da cultura afro. As fitinhas perpassam quase todas as imagens e a folha de guarda é um detalhe a parte! Uma obra de arte completa! 

Indicamos para uma leitura compartilhada com os leitores iniciantes e individual os leitores autônomos. 

Boa leitura e boa conversa!

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Isabella, autora do Na Corda Bamba! Fiz minha graduação e mestrado em Educação na PUC-Rio e uma pós graduação em Psicopedagogia. Além de escritora e poeta, sou professora de Ensino Fundamental I . Meu grande objetivo é formar leitores e escritores! Por isso, livros, letras e poesia transbordam nas minhas aulas!

Deixe um comentário