Família Leitor Autônomo Temas delicados

A Menina Amarrotada

 

A menina amarrotada. A literatura fala da gente. Tem livros que vão lá no fundo e conseguem pescar aquela lembrança mais distante, aquele momento esquecido, aquela dor cicatrizada ou a ferida ainda aberta. Acho que todo mundo já se sentiu um pouco como a menina amarrotada de Aline Abreu.

Era tudo sol e chuva, vento e brisa, fazia frio e fazia calor. Mas um dia bateu um vento forte daqueles e a menina amarrotou. Amarrotou em papel cheio de sombras, olhos desaguados, ficou encolhida feito peça de roupa em mala cheia. Nunca.. Nunca… assobiava o vento.

A menina tentou flutuar, se esticar, olhar pro outro lado da estrada, mas aí o vento vinha forte de novo levando tudo com ele. O vento forte da menina era o pai, que sempre ia e voltava, mas um dia partiu em viagem longa… O meu foi a avó, que entrou no casulo e virou borboleta. Nunca… Essa palavra ecoava na minha cabeça como marulho.. Eu fiquei um bom tempo amarrotada, cabelo desgrenhado pela ventania. Nunca…
Mas assim como a menina, uma voz quente com cheirinho de pão com manteiga foi ajudando a desamarrotar. A passar a limpo, a dobrar e desdobrar.

Um livro que fala sobre nós, sobre as perdas, sobre aqueles momentos em que a gente se sente vazio, derrotado, sem forças pra levantar. Com desenhos que usam luz e sombra, texto e silêncio, giz preto e papel pardo, Aline Abreu nos ajuda a enxergar e amenizar esse buraco. E assim como a menina, a cada página vamos desdobrando o papel, alisando a folha até sentir o sol queimando no rosto novamente.

Quer conhecer outros livros que falam sobre temas delicados? Clique aqui. 

Um livro lindo e emocionante da Jujuba Editora que merece uma leitura compartilhada e uma boa conversa com os leitores autônomos.
Boa leitura e boa conversa!

A Menina Amarrotada

Aline Abreu

Editora Jujuba

Preço Médio: R$ 40,00

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Isabella, autora do Na Corda Bamba! Fiz minha graduação e mestrado em Educação na PUC-Rio e uma pós graduação em Psicopedagogia. Além de escritora e poeta, sou professora de Ensino Fundamental I . Meu grande objetivo é formar leitores e escritores! Por isso, livros, letras e poesia transbordam nas minhas aulas!

Deixe um comentário