Leitor Autônomo Leitor Iniciante Poesia

Abecedários: poesia e informação

 

Semana passada chegou aqui em casa uma caixa sensacional da Editora Peirópolis. 

Dentro dela, dois abecedários bem diferentes dos mesmos autores: um sobre o espaço e o outro sobre dinossauros. Dois temas que permeiam o imaginário e despertam muita curiosidade nas crianças. As obras, dos brasileiros Celina Bodenmuller e Luiz E. Anelli, misturam poesia e informação percorrendo as letras do alfabeto.

ABCD Espaço

Nesse livro, as palavras são elementos do universo, conceitos e até astronautas e cientistas famosos. Nebulosa, Meteorito, Einstein dentre outros,  estão por ali. Em cima, o texto traz uma brincadeira poética com os termos e embaixo a informação ou definição daquela palavra. Tudo isso com as ilustrações maravilhosas de Graziella Mattar. Enquanto o texto une ludicidade e cientificidade, as ilustrações fazem um caminho parecido usando as cores do espaço como fundo e retratando as palavras com desenhos divertidos, mas bem elucidativos.

 

No ABCDINOS

o percurso é bem semelhante. Versos do lado esquerdo, informações sobre os animais ancestrais do lado direito. Os desenhos dos animais e das paisagens daquela era foram feitos em tons de terra e verde. Sim, há dinossauros para todas as letras do alfabeto, no x, inclusive, há 3 deles.

Um bom mergulho para os leitores iniciantes e autônomos!

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Isabella, autora do Na Corda Bamba! Fiz minha graduação e mestrado em Educação na PUC-Rio e uma pós graduação em Psicopedagogia. Além de escritora e poeta, sou professora de Ensino Fundamental I . Meu grande objetivo é formar leitores e escritores! Por isso, livros, letras e poesia transbordam nas minhas aulas!

Deixe um comentário