Leitor Autônomo Leitor Experiente Leitor Iniciante Livro ilustrado Temas delicados

Casaco de Pupa

Encontro

Há algum tempo estava de olho nesse livro pelas redes sociais, mas ainda não tinha tido um encontro real e pessoal com ele.

Foi na Primavera Literária que nos vimos pela primeira vez, no stand da Editora Jujuba. A ilustração da capa me atingiu como uma catarse: uma menina envolta em uma redoma.  

Nas primeiras linhas, Elena Ferrándiz, a autora, diz que a menina vestia todos os dias o seu CASACO DE MEDOS.

Pronto, pensei. Essa menina era eu. Não refleti nem mais um segundo e levei o livro pra casa.

Ao ler a obra com todo o cuidado e carinho que ela merece, me emocionei e chorei um tanto. A história de uma criança que tinha os mesmos medos que eu: da solidão, de não ser amada, de ser amada, de não conseguir ir adiante, de se afogar, de ficar à deriva.

Mas eram tantos medos que o casaco ficou muito pesado… difícil continuar andando….

Pra não dar um spoiler bem grande eu preciso dizer que Pupa, não era o nome da menina. Pupa é uma das fases pela qual passam os animais que fazem metamorfose. E eu só me dei conta disso no final do livro. Que bom.

A obra

Tive uma infância e adolescência cheia de medos, impedimentos e dificuldades emocionais. Mas, como diz a frase de Lao Tsé na quarta capa do livro “Aquilo que a lagarta chama de fim do mundo, o resto do mundo chama de borboleta.”

O livro é composto de frases curtas que abarcam um mar de ideias. As ilustrações nos tocam profundamente e nos absorvem, desenhos em tons escuros, representando bem o sentimento trazido à tona. A gente faz uma imersão profunda e sente na volta, todo alívio de quem respira o ar novamente, retornando enfim à superfície. Um suspiro, um alento, a literatura em sua plenitude.

Um livro excelente para crianças, (leitores iniciantes, autônomos e experientes) adultos, psicólogas, psicopedagogas e quem mais viveu e vive seus medos na vida. Quantas e quantas reflexões e conversas podem surgir dessas páginas. Aproveitem!

Compre aqui:

Casaco de Pupa

Eléna Ferrandiz

Preço: R$ 38,00

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Isabella, autora do Na Corda Bamba! Fiz minha graduação e mestrado em Educação na PUC-Rio e uma pós graduação em Psicopedagogia. Além de escritora e poeta, sou professora de Ensino Fundamental I . Meu grande objetivo é formar leitores e escritores! Por isso, livros, letras e poesia transbordam nas minhas aulas!

Deixe um comentário