Família Leitor Autônomo Leitor Iniciante Literatura Primeiras Leituras Temas delicados

Meio inteiro

Outra descoberta da Primavera Literária

Meio Inteiro me pegou pelo nome da autora. Lorena Katz estudou comigo na escola. Éramos da mesma turma e a maior lembrança que eu tenho dela é de vê-la sempre desenhando no fundo da sala.

Nunca imaginei que ela fosse virar autora de livros infantis e menos ainda que fosse escrever um livro tão tocante e sensível como Meio inteiro. Que orgulho!

Meio Inteiro

Uma obra sobre a família, sua configuração e reconfiguração após da separação dos pais. Um tema delicado. Vista pelo olhar da criança que, no meio, se sente dividida, partida, rasgada, separada também. E então chega uma nova companhia para o pai. Sua presença vai crescendo, crescendo até que toma uma página quase inteira. Eles se rearranjam, de um outro jeito, são família também. A criança se lembra do pai e da mãe, e percebe então que nunca foi parte, sempre foi inteira. Uma parte inteira na escola, nos amigos, na família.

 

Ilustrações

Lorena brinca com as palavras e com as ilustrações,  em pedaços de papel cortados e coloridos, que se arrumam, se rasgam e se complementam. Formas sem tons de rigidez. Os  são meio transparentes e têm cores leves pra contrastar com a dureza do assunto.

Eles se juntam, se desfazem, se completam e se refazem em fundos brancos que nos dão o silêncio e a pausa pro respiro. As imagens traduzem para as crianças de forma concreta aquilo que muitas vezes elas não estão conseguindo compreender ou organizar dentro delas. 

Tudo milimetricamente pensado do início ao fim. O projeto é de livro pequeno, capa dura pra guardar no peito. Um achado recém saído do forno da editora Sesi-SP . 

Indicamos para as primeiras leituras, leitores iniciantes e autônomos.

Boa leitura e boas conversas!

 

 

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Isabella, autora do Na Corda Bamba! Fiz minha graduação e mestrado em Educação na PUC-Rio e uma pós graduação em Psicopedagogia. Além de escritora e poeta, sou professora de Ensino Fundamental I . Meu grande objetivo é formar leitores e escritores! Por isso, livros, letras e poesia transbordam nas minhas aulas!

Deixe um comentário