Família Leitor Autônomo Leitor Iniciante

A avó Amarela

Avós

Desde que perdi a minha avó, todos os livros sobre avós tem meu carinho especial. Foi por isso que, assim que vi A Avó Amarela rolando pelas redes, fui correndo falar com a Editora Ozé. E rapidinho chegou por aqui esse lembrete em forma de livro.

“Minha avó cozinhava lembretes”, dizem as autoras. A minha também, daqueles que a gente levava para casa e relembrava a semana toda. No meu caso, era uma avó vizinha, de porta mesmo. Morávamos no mesmo andar separadas por um corredor de brincadeiras. 

A Avó Amarela

Será que todas as avós são iguais? Certamente que não, mas avó guarda um quê de doce de coco, de colo, almoço de domingo, reunião de família, grisalhice, histórias e baú.

A Avó Amarela sai pra fazer feira, render homenagens e comprar um galo pro almoço. A minha, acordava cedinho e já ia logo pra cozinha tomar seu café preto, coffee arábica, como ela chamava.

Ler essa delicia de Julia Medeiros e Elisa Carreto trouxe um pouco da minha Dona Benta de volta (Vovó era igualzinha à avó do Monteiro Lobato). Já a história da avó amarela é narrada a partir do olhar da neta, um final de semana reunião de família na casa da avó. A criança vai revelando coisas sobre a matriarca, fazendo associações e tirando suas conclusões pra lá de poéticas.

Em um texto com gosto de sobremesa, saudoso sabor infância, as autoras nos transportam no tempo com suas memórias. Entre os pratos preferidos dos netos e a despedidas, a avó fica guardada lá dentro, e a gente pode trazê-la de volta em um simples abrir de páginas amarelas.

Muito obrigada, Julia, Elisa e Ozé por esse carinho e por me trazerem tantas lembranças boas e me ajudar a matar um pouco a saudade e o vazio que eu carrego aqui dentro.

Quem teve uma Avó dessas amarelas ou dessas Bentas, vai se sentir em um almoço de domingo.

Indicamos uma leitura compartilhada e cheia de memórias com leitores Iniciantes e autônomos.

Compre aqui: 

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Isabella, autora do Na Corda Bamba! Fiz minha graduação e mestrado em Educação na PUC-Rio e uma pós graduação em Psicopedagogia. Além de escritora e poeta, sou professora de Ensino Fundamental I . Meu grande objetivo é formar leitores e escritores! Por isso, livros, letras e poesia transbordam nas minhas aulas!

Deixe um comentário