Literatura

Os convidados da Senhora Olga

Os convidados da Senhora Olga

Tem vezes que o livro mexe tanto comigo, emociona e balança por dentro que é até difícil escrever sobre ele. Tudo pode ficar aquém daquilo que o livro me despertou. Já aconteceu com algumas obras, que li, amei e demorei pra postar com medo de não conseguir transmitir aos leitores todas as maravilhas que eu vi. Escrevo de olhos brilhando.  

Esse é o caso dos Convidados da Senhora Olga, um livro extraordinário de Eva Montanari publicado pela Editora Jujuba. Mais um ganhador Selo Cátedra da UNESCO e da PUC-Rio.

Foi essa obra a escolhida para abrir as Conversas Literárias, curso que ofereci à professores e amantes da Literatura Infantil em setembro deste ano.

Lendo Clássicos

Os convidados da Senhora Olga é um ode aos clássicos, uma canção de amor ao cânone ocidental que tanto percorremos na juventude e que nos são um pilar pra nossa formação leitora. Além das maravilhas que eles escondem. Afinal, não são clássicos à toa e servem de ponto de partida pra várias outras histórias.

Conheça os clássicos que já passaram por aqui

Com imagens borbulhando de referências, o livro conta a história de uma velhinha cega que, a cada noite recebia convidados diferentes. Apesar de não enxergar, Olga sabia muito bem onde guardava cada coisa e sua audição era extremamente aguçada. Através desse sentido ela sabia que convidado estava chegando e com eles vinham histórias que a faziam conhecer o mundo sem sair de casa. Ao final do jantar e do livro, conhecemos Nina, a neta da senhora que voltava pra casa de mãos vazias. Só as mãos, porque a mente e o coração estavam bem satisfeitos.

Nos desenhos e no texto de Eva identificamos Dom Quixote, o Barão das árvores, Pinóquio, Moby Dick, Dorian Grey e vários outros personagens que viveram muito além dos limites das páginas nas quais foram criados. A cada leitura é possível descobrir uma nova referência, a maçã da Branca de Neve, a barata de Kafka…

Mesmo que as crianças ainda não conheçam todas essas obras, mergulhar nesse livro com elas vai trazer não só as suas memórias leitoras de volta, como despertar nelas a curiosidade e a vontade de conhecer tudo isso quando chegar a hora.

Uma carta de amor em forma de livro, daquelas de marejar os olhos. Indicamos para uma bela leitura compartilhada com leitores autônomos.

 

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Isabella, autora do Na Corda Bamba! Fiz minha graduação e mestrado em Educação na PUC-Rio e uma pós graduação em Psicopedagogia. Além de escritora e poeta, sou professora de Ensino Fundamental I . Meu grande objetivo é formar leitores e escritores! Por isso, livros, letras e poesia transbordam nas minhas aulas!

Deixe um comentário