Leitor Autônomo Leitor Experiente Leitor Iniciante Para se divertir

10 dicas de livros para o Natal

10 dicas de livros para o Natal

A gente acredita que livro é o melhor presente. Além de durar pela vida inteira, a literatura promove encontros, conversas, reflexões, diverte, amplia a nossa visão e mundo. Enfim, nós aqui somos suspeitos pra falar sobre isso, mas uma coisa é certa: livro é um presente completo.

Essa semana fiz uma live (vídeo ao vivo) através do Instagram do Na Corda Bamba. Através dela, compartilhei dicas incríveis de livros infantis que você pode dar de presente e que vão encantar as crianças. Se você não conseguiu assistir, confira as nossas dicas por aqui:

Conheça 10 livros para dar de presente nesse Natal:

  1. Adelaide, a canguru voadora

Tomi Ungerer

Editora: Aletria

A história da divertida canguru que tinha asas e resolve viajar pelo mundo já passou por aqui e é um dos nossos livros preferidos. O livro, do bem humorado autor inglês Tomi Ungerer, vai narrando as aventuras de Adelaide, que chega em Paris, passeia pela Notre Dame, vira estrela de cabaré e se torna famosa por salvar duas crianças em um incêndio. Uma história leve, engraçada e cheia de ternura indicada para os leitores iniciantes e autônomos.

Para ler a resenha completa, clique aqui.

  1. Quero meu chapéu de volta

Jon Klassen

Editora: Martins Fontes

Outro livro que é figurinha fácil por aqui e que a gente indica de olhos fechados para os primeiros leitores e leitores iniciantes de olhos fechados. O conto de repetição em que um urso meio bronco e meio fofo sai procurando seu chapéu pela floresta. E a cada animal que encontra faz a mesma pergunta. Mas esse urso era meio distraído e acabou passando pelo seu chapéu sem perceber. Quando ele se dá conta… o final você pode conhecer assistindo ao vídeo desse livro no nosso canal no youtube. 

Indicamos para os primeiros leitores e leitores iniciantes.

Compre aqui:

 

  1. Histórias para brincar

Gianni Rodari

Ilustrações: André Sandoval

Editora 34

Nesse livro em capítulos, o autor italiano Gianni Rodari traz diversas histórias curtas e engraçadas. Mas como uma inovação: ele oferece ao leitor três finais diferentes para que ele possa escolher, prorcionando uma interação com a criança.  Geralmente elas adoram o mais politicamente incorreto mas, ao final do livro, o autor relata os seus finais favoritos e vai explicando o porquê. As narrativas trazem elementos dos contos de fadas clássicos e é interessante reconhecer com as crianças as referências.

Para quem está em sala de aula é uma excelente instrumento para trabalhar estrutura de contos, já que as pequenas histórias trazem conflito, resolução e três possibilidades de desfecho. Você pode inclusive pedir para o aluno criar o dele.

Indicado para uma leitura compartilhada com os leitores iniciantes e individual com os autônomos.

Compre aqui:

 

  1. Bicho Lógico

Paula Taitelbaum

Editora Piu

Poesia, geometria, ilustração e bom humor. Tudo isso em um livro super bem cuidado da Editora Piu. Bicho Lógico, da gaúcha Paula Taitelbaum traz poemas em repetição “Era uma vez um gato chinês”, ilustrados com formas geométricas. A cada página ela repete a primeira frase, aumentando um pouco a descrição do animal. E as colagens de triângulos, quadrados, círculos vão acompanhando a história desses bichanos exóticos. Uma excelente escolha para os primeiros leitores, leitores iniciantes e também para um belo projeto em sala de aula.

Compre aqui:

  1. ABCD Espaço

Celina Bodenmuller e Luiz E. Anelli

Ilustrações: Graziella Mattar

Editora: Peirópolis

Um livro que mistura poesia e informação. As palavras desse abecedário são elementos do universo, conceitos e até astronautas e cientistas famosos. Nebulosa, Meteorito, Einstein dentre outros, estão por ali. Na parte superior da página, uma brincadeira poética com os termos e, embaixo, a informação ou definição daquela palavra, expressão ou personalidade. Tudo isso com ilustrações coloridas e bem gráficas . Enquanto o texto une ludicidade e cientificidade, as ilustrações fazem um caminho parecido usando as cores do espaço como fundo e retratando as palavras com desenhos divertidos e bem elucidativos.

Indicamos para os leitores autônomos.

  1. Emocionário

Cristina Núñes Pereira, Rafael Válcarcel

Diversos ilustradores 

Editora Sextante

Um livro tão sensível quanto necessário. Além de trazer em traços e versos as nossas emoções mais palatáveis como alegria, tristeza, raiva e medo; a obra levanta as nuances, aqueles sentimentos mais escondidos e difíceis de serem nomeados, principalmente pelas crianças. Ternura, Melancolia, assombro, solidão… Fiz um trabalho incrível em sala de aula com esse livro e, em breve, conto mais sobre ele, mas posso dizer que, quando as palavras não são suficientes para explicar determinada emoção, os desenhos o fazem de forma precisa e bastante intensa. Um livro arrebatador!

Indicamos para leitores autônomos e experientes.

  1. Monstros

Alice Hoogstad

Editora: Amelí

Um livro que transborda das páginas e agita ao nosso-dia-a-dia, por vezes tão monocromático. Assim é Monstros, obra da holandesa Alice Hoogstad recém lançado no Brasil pela Amelí Editora.

As primeiras páginas nos mostram uma cidade toda em preto e branco, todo dia sempre igual. No canto direito, uma menina sapeca com giz vermelho na mão desenha um coração observada por seu cão. A linha vermelha percorre a rua e o coração ganha movimento na boca do cão que sai correndo em disparada.

A criança não para por aí, em meio ao dia-a-dia corrido e pacato, desenha no chão um animal fantástico, que na página seguinte sai andando, enorme pela cidade. E assim segue o livro, cada página uma surpresa. Todos os monstros que a criança desenha ganham cores, vida e saem movimentando a cidade. A resenha completa, com fotos, você encontra aqui. 

Indicamos para os primeiros leitores.  e leitores iniciantes.

  1. Aqui estamos nós

Oliver Jeffers

Editora: Salamandra

 

Oliver Jeffers escreveu esse livro nos primeiros dois meses de vida de seu filho Harland. As páginas são como um apresentação do mundo para essa criança que acaba de chegar por aqui. O tamanho da Terra, onde ela se situa no universo, as estrelas, os planetas, as distâncias entre eles. Em seguida, o autor explora a superfície do nosso planeta: mares, picos, terras, o fundo dos oceanos e sua diversidade. Jeffers também mostra a multiplicidade de pessoas e animais que existem por aqui, as construções das cidades e chega até a família. Tudo isso aliando texto informativo, com números e dados, ilustrações lindíssimas (típicas do autor) e muito carinho. Uma verdadeira declaração de amor de pai para filho. Uma excelente opção para a sala de aula e indicado para leitores iniciantes e autônomos.

  1. Aqui dentro: guia para descobrir o cérebro

Isabel Minhós Martins, Madalena Matoso e Maria Manuel Pedrosa

Editora: Sesi-SP

Pra quem é professor ou para a criança gosta de livros informativos sobre corpo humano essa é uma dica imperdível. Com o texto leve e de fácil compreensão, Aqui dentro é quase uma enciclopédia divertida sobre o cérebro. Sistema nervoso, sentidos, reflexos, neurônios e até a história dos estudos sobre o cérebro são contemplados nessa obra. Um prato cheio para quem quer usar um texto de qualidade em sala de aula seja como texto de consulta, referência ou até para ser adotado. Isabel e Madalena já são figurinhas fáceis por aqui porque a Literatura Infantil portuguesa está incrível. Seus livros são engraçados e com ilustrações pra lá de irreverentes.

Conheça outras obras delas clicando aqui.

Nessa obra super completa, os desenhos, além de dar leveza ao texto, explicam de forma bastante eficiente o que está sendo dito. Indicamos para leitores autônomos e experientes.

 

  1. Irmãos Coração de Leão

Astrid Lindgreen

Editora: Companhia das Letrinhas

 

Um clássico da literatura infantil escrito por uma das maiores autoras do gênero. Irmãos Coração de Leão narra as aventuras fraternas em meio a um mundo desconhecido. Scotty e Jonathan enfrentam vilões, dragões, perigos e ameaças, mas permanecem juntos. Viajam por terras desconhecidas, passam apertos, fazem laços e se ajudam. Foi o último livro em capítulos que li para a minha turma e eles ficaram eletrizados e bastante mobilizados. Como uma boa aventura, sempre deixava um suspense no ar e com isso as crianças ficavam curiosíssimas. Uma história que fala de amizade, coragem, amadurecimento e também de morte. Por isso, aconselhamos que, com os leitores autônomos a leitura seja feita de forma compartilhada. Ou então que pais e professores estejam atentos para as possíveis questões que possam surgir a partir dessa leitura assim como em qualquer obra. O livro é encantador, Astrid o escreveu em 1973 após publicar o divertido Pipi Meia Longa.

Boas compras, boa leitura e boas conversas!

 

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Isabella, autora do Na Corda Bamba! Fiz minha graduação e mestrado em Educação na PUC-Rio e uma pós graduação em Psicopedagogia. Além de escritora e poeta, sou professora de Ensino Fundamental I . Meu grande objetivo é formar leitores e escritores! Por isso, livros, letras e poesia transbordam nas minhas aulas!

Deixe um comentário