Diversidade Leitor Iniciante Temas delicados

Na Corda Bamba na Travessa: Direfentes

Chegou a primeira edição de 2019 do Na Corda Bamba na Travessa. Aqui você tem acesso à resenha de uma obra selecionada por nós para a Livraria e no dia 10 de janeiro, sábado, teremos mais um evento na loja de Botafogo. De 11h às 13h eu estarei ajudando crianças e adultos na escolha do livro. Não perca!

Diferenças

“De perto, ninguém é normal” já dizia Caetano Veloso. O mundo é um caldeirão de diferenças: corpos, rostos, cabelos, peles, jeitos de ser, de viver, de se relacionar. A escola tenta proporcionar às crianças, na diversidade, uma espécie de microcosmos do mundo: um convívio diário e intenso com a heterogeneidade.

Fato é que as crianças precisam crescer acostumadas com a pluralidade, mas o egocentrismo infantil (que por vezes permanece na idade adulta) dificulta enxergar o diferente como semelhante.

Direfentes é sobre isso. Não, queridos leitores, eu não cometi um erro de digitação, o livro brinca mesmo com as letras da palavra DIFERENTES.

Um livro para leitores curiosos e atentos aos detalhes. Um livro engraçado, cheio de ilustrações irreverentes e personagens… incomuns. Um livro pra refletir.

Direfentes

Escrito e ilustrado por Paula Bosísio, publicado no Brasil pela Editora Pulo do Gato, a obra faz uma sátira, quase uma caricatura das esquisitices de todos nós.

A menina acorda diferente, olhando pro mundo de uma outra forma. Sai pela rua e percebe que algumas pessoas não são iguais, algumas chegam até ser meio… exóticas.

Depois de recolher tantas informações através dos sentidos, ela chega em casa e questiona a mãe sobre as esquisitices alheias. A mãe a tranquiliza dizendo que as pessoas são diferentes, mas que ela e sua família não são.

Não satisfeita, a menina se olha no espelho e confirma o argumento da mãe. Será?

O final desse livro é tão genial que, parte da graça dessa obra está em lê-la sem conhecer o desfecho.

O desenhos de Paula são feitos com traços em lápis fino, o que possibilita uma diversidade também nos detalhes nessa gente tão esquisita: tem cachorro levando o dono pra passear, moça com cabelo que chove, mulher formato de balão e outras coisas que você nem pode imaginar, tamanha a criatividade da autora.

Um livro delicioso, que desperta nos primeiros leitores nos leitores iniciantes a mais profunda reflexão. Só que faz isso de um jeito leve, assim como quem passeia despretensiosamente pela beira da praia e se deixa molhar pelas ondas do mar.

Boa leitura e boas conversas!

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Bella, criadora do Na Corda Bamba! Sou pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação. Atualmente trabalho como professora de Ensino Fundamental I aqui no Rio de Janeiro.
Sou uma viajante literária e geográfica, adoro comida italiana, cheiro de mato e o canto dos passarinhos.

1 Comentário

Deixe um comentário