Leitor Autônomo Leitor Iniciante Para se divertir

Escrito e desenhado por Enriqueta

Liniers

Liniers é genial e a gente já tinha comprovado isso com “Os sábados são como um grande balão vermelho.” 

O cartunista argentino criador da tirinha Macanudo (que significa Bacana) tem um estilo que mistura ternura e humor, fazendo a gente rir, chorar e refletir.  Os sábados e Enriqueta são seus dois primeiros livros infantojuvenis e A V&R editoras promete trazer para o Brasil mais uma publicação do autor no segundo semestre de 2019.

Em Escrito e desenhado por Enriqueta, publicado pela V & R editoras, Liniers utiliza a metalinguagem e faz um livro dentro do livro, misturando quadrinhos com os desenhos que a personagem cria. Uma obra com cara de criança, feita com a ajuda das filhas de Liniers que parecem ser sua grande inspiração, talvez por isso a narrativa se torne tão acessível.

Conheça outras histórias para se divertir

Escrito e desenhado por Enriqueta

Enriqueta ganha uma caixa de lápis de cor de presente de sua mãe e resolve utilizá-la para escrever o seu próprio livro. A cada página participamos junto com ela de suas decisões, dúvidas; percebemos sua surpresa, seus medos. Enriqueta e Emília (personagem do livro escrito pela menina) são a mesma criança, uma está no mundo real, a outra no imaginário. E as páginas duplas trazem essa mistura: a autora aparece nos quadrinhos e a história nos desenhos com traço infantil. Segundo Liniers, foi sua filha quem o ajudou a desenhar como Enriqueta.  

É muito divertido acompanhar a menina escritora no planejamento da narrativa.As invervenções são ótimas! Em sala de aula sempre percebo esses mesmos sentimentos nos alunos, às vezes entusiasmados, irritados ou duvidosos. Cada passo do personagem é como se fosse um passo deles também.

Na história criada por Enriqueta, Emília é surpreendida em seu quarto por um monstro de três cabeças e dois chapéus. Apesar do primeiro susto, ela decide acompanhar as criaturas em busca do chapéu para Luis Miguel (a terceira cabeça). Ao lado da menina, seu inseparável bichinho de pelúcia nomeado por ela de “meu favorito”. Emília e Meu Favorito entram no seu armário a la Nárnia e se deparam com um labirinto cheio de aventuras.

E seguimos acompanhando Enriqueta no desenrolar da sua história.

Indicamos para leitores iniciantes e autônomos.

Formação do escritor

O mais incrível desse livro é ver a construção do texto de Enriqueta. A formação do escritor que pensa e cria conflitos, os desenvolve, resolve e termina a história, está toda ali. Além de extremamente bem humorado, divertido e fofo, o livro vai fazer rir os escritores em formação quando estes se depararem com a própria realidade e se identificarem.

Tão delicioso que é pra ser ter pra ontem! 

Compre aqui! 

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Isabella, autora do Na Corda Bamba! Fiz minha graduação e mestrado em Educação na PUC-Rio e uma pós graduação em Psicopedagogia. Além de escritora e poeta, sou professora de Ensino Fundamental I . Meu grande objetivo é formar leitores e escritores! Por isso, livros, letras e poesia transbordam nas minhas aulas!

Deixe um comentário