Livro ilustrado Primeiras Leituras

O artista que pintou um cavalo azul

Arte na escola

Quando eu era professora da Educação Infantil, tive uma aluna que adorava a hora das artes. Meu papel de professora auxiliar era (orientada pelo planejamento) propor duas atividades diferentes de artes por dia.
Maria Julia vibrava com esse momento. Durante as conversas em sala ela parecia distraída, aérea, mas na hora de pintar, desenhar ou fazer colagens ela ficava concentradíssima.
Um dia, as crianças ganharam um cavalo em molde de papel e deveriam pintá-lo com guache. A maioria usou marrom, branco, preto, fez pintas; Maria Julia pintou todo o cavalo de roxo. Eu achei sensacional, a escola não gostou muito. “Cavalos não são roxos.” Eu respondi: “Justamente, é isso que a arte proporciona pra gente.”

Maria Julia não fazia árvores verdes com maçãs vermelhas, ela as coloria com uma mistura de cores sobrepostas. O tronco, nunca foi marrom. Tem exatos 10 anos que essa história aconteceu, não sei por onde anda Maria Julia, uma provável adolescente, mas tenho certeza de que ela é uma artista genuína.
Essa história ecoa há anos na minha cabeça, as milhares de possibilidades que arte nos dá e que ultrapassam o retrato fiel da realidade. Sempre tentei proporcionar isso aos meus alunos fosse na literatura, no desenho ou na pintura.

O artista que pintou um cavalo azul

Tudo isso para falar desse livro incrível de Eric Carle, no qual vi a minha história em cores,  letras e projeto gráfico de capa dura.
Além de pintar o cavalo de azul, o artista usa amarelo pra colorir sua vaca, vermelho para o crocodilo, roxo para raposa. O livro é grande, os desenhos dos animais são cheios de vida e cor ocupando as páginas duplas. A obra conversa com os pequeno primeiros leitores e faz da imaginação e da criatividade suas protagonistas.

Conheça outros livros para bebês de Eric Carle

Hoje 🙏🏼 trabalho em uma escola onde as crianças são verdadeiros artistas. Em tempos sombrios, que possamos nos vestir e nos pintar de todas as cores.

 

Compre aqui

 

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Bella, criadora do Na Corda Bamba! Sou pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação. Atualmente trabalho como professora de Ensino Fundamental I aqui no Rio de Janeiro.
Sou uma viajante literária e geográfica, adoro comida italiana, cheiro de mato e o canto dos passarinhos.

Deixe um comentário