Leitor Autônomo Leitor Iniciante Para se divertir

Na Corda Bamba na Travessa: Fábulas por Telefone

“É preciso ter uma grande fantasia, uma forte imaginação para ser um grande cientista para imaginar coisas que ainda não existem – para imaginar um mundo melhor do que aquele em que vivemos e botar mãos à obra para construí-lo” Gianni Rodari

Contar histórias é algo que o ser humano faz há milhares e milhares de anos. Em volta da fogueira, aos pés de uma árvore ou na cama antes de dormir, as histórias estreitam os laços de afeto entre quem as conta e quem as escuta, entre quem escreve e quem lê.

Fábulas por telefone

O senhor Bianchi era um comerciante italiano que viajava seis dias por semana vendendo mercadorias pela Itália. Aos domingos retornava pra casa e no dia seguinte partia logo de manhã.

Para tentar diminuir um pouco as saudades da filha, o bom homem ligava todas as noites e contava à menina uma história diferente. Como a ligação era cara, as histórias precisavam ser curtas e, como o tempo era pouco, o conteúdo precisava ser leve. A maior prova de que estar longe não  é estar distante. São essas setenta histórias reunidas que formam o livro “Fábulas por telefone.”

O humor, a fantasia e um certo nonsense permeiam as pequenas narrativas: um castelo feito de sorvete, uma bengala encantada, o minúsculo menino peixe, o gigante que tinha a inteligência nos cabelos, estradas sem começo e nem fim. Algumas dessas histórias poderiam facilmente ter sido inventadas por crianças.

As ilustrações de Bruno Munari dão um colorido a mais às histórias.

Se você clicar aqui embaixo, pode ouvir uma das histórias do livro!

A obra é excelente para a leitura compartilhada com os leitores iniciantes pois vocês podem ler uma fábula por dia. Assim o livro vai deixando um gostinho de quero mais. Para os alguns leitores autônomos, que ainda têm preguiça de textos maiores, também é uma boa pedida, já que a cada duas ou três páginas há a sensação de recompensa da história terminada.

Gianni Rodari

Gianni Rodari é um autor italiano nascido em 1920. Ganhador do prêmio Hans Christian Andersen (o maior e mais importante prêmio mundial da Literatura Infanto Juvenil), hoje é considerado o maior escritor italiano moderno para crianças. Com uma pegada fantasiosa, bem humorada e sem a preocupação extrema do politicamente correto, o autor escreveu dezenas de livros, publicados e traduzidos em vários países.

Boa Leitura e boas conversas!

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Bella, criadora do Na Corda Bamba! Sou pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação. Atualmente trabalho como professora de Ensino Fundamental I aqui no Rio de Janeiro.
Sou uma viajante literária e geográfica, adoro comida italiana, cheiro de mato e o canto dos passarinhos.

Deixe um comentário