Leitor Autônomo Leitor Experiente Para se divertir

Parceria Taba: O diário de Amora Volume I

Amora

Amora é uma menina de 11 anos que mora em uma cidade do interior e sonha em ser escritora. Em seu diário ela nos descreve sua mãe, suas melhores amigas e também a Senhora Desjardins, famosa autora que mora perto dela.

Amora nunca viveu uma aventura de verdade, por isso ainda não deu início à sua grande história, mas com a ajuda da Senhorita Desjardins aprende e espera um dia conseguir realizar seu sonho.

Enquanto constrói com as amigas uma casa na árvore, Amora observa um senhor misterioso. Ela sabe que um bom escritor precisa saber observar e investigar e esse é o ponto de partida da narrativa.

Indicamos para leitores autônomos e experientes. 

O livro, que começa em forma de diário, se transforma em uma bela e colorida história em quadrinhos, repleta de aventura e movimentos. Amora e suas amigas vão atrás do senhor misterioso que surgia sempre com animais e potes de tintas. E, de repente, se deparam com um muro na floresta.

A história

O desenrolar da narrativa é ágil, divertido e emocionante, misturando a busca da menina pela escrita, os diferentes formatos de texto, conflitos e resoluções em uma trama intensa que prende o leitor. 

Acontece que esse senhor misterioso (alerta spoiler) é  ex funcionário de um zoológico desativado. Saudoso do seu trabalho e dos animais, ele resolve pintar em cada jaula o seu antigo habitante e vai pintando e repintando o lugar,  transformando conforme a passagem do tempo.

Mas ele está cansado e a nossa super detetive-escritora, após desvendar o mistério, resolve ajudá-lo, envolvendo toda a comunidade na recuperação do espaço. Um poço de ternura.

Tipos de texto

Amora é uma personagem bem carismática, que revela seus conflitos com a mãe, as questões com as amigas e a astúcia de uma heroína que quer transformar o mundo e a vida das pessoas.

Uma graça de livro enviado pela Taba para os leitores experientes no mês de Janeiro. Eu aqui, réu confessa, nunca fui muito fã das histórias em quadrinhos, mas amora me segurou da primeira à última linha e ainda me fez querer mais, prova de que a curadoria da Taba não está pra brincadeira.

Para quem está em sala de aula é uma excelente opção para o trabalho com diferentes tipos de textos como cartas, notícias de jornal, quadrinhos e diário. A gente pode transformar diários em quadrinhos, um quadrinho em um texto corrido, imagens em cartas descritivas e etc.

Já conhece o trabalho da Taba? Clique aqui para saber mais!

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Bella, criadora do Na Corda Bamba! Sou pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação. Atualmente trabalho como professora de Ensino Fundamental I aqui no Rio de Janeiro.
Sou uma viajante literária e geográfica, adoro comida italiana, cheiro de mato e o canto dos passarinhos.

Deixe um comentário