Literatura Para se divertir Primeiras Leituras

Vai embora Grande Monstro Verde

A escolha das crianças

Há algum tempo escrevi no meu perfil pessoal sobre um menino de três anos que, encantado pela capa desse livro, escolheu-o sozinho e quis levá-lo para casa. Para minha tristeza, o pai contrariou sua vontade, escolhendo um livro mais barato, daqueles de personagens licenciados. Essa formosura, escrita por Ed Emberley, editado pela @brinquebook e enviado aos assinantes bebês da Taba tem sido uma das minhas indicações constantes na Livraria da Travessa.

Livros sobre monstros atraem bastante as crianças pequenas, elas podem se aproximar dos seus terríveis medos de forma segura, entram em contato com eles e, se aquilo estiver ultrapassando o limite, fecham o livro. Essa obra faz a criança ir e voltar desse encontro sem ter que fechar o livro.

Conheça outros livros indicados para os bebês!

Vai embora Grande Monstro Verde

Eu explico: pra começar a capa é brilhante, cheia de cores e com dois buracos nos olhos do monstro, dando pistas para o leitor do que ele pode encontrar dentro do livro.

A cada página o monstro vai aparecendo mais um pouco: primeiro os olhos, depois o nariz esverdeado, a boca e os dentes. O rosto vai ser formando paulatinamente, o que também aguça a curiosidade dos pequenos. E quando o monstro fica assim, bem verde e assustador, a criança pode desconstruí-lo no passar das páginas. Enquanto passa as páginas o leitor pode colocar a mão nos buracos dos olhos, da boca, do cabelo.

Essa repetição de construção e desconstrução, além de fazer parte do desenvolvimento do pensamento reversível,  ajuda a dar segurança  ao leitor. É ele que tem o poder de mandar o monstro embora, é ele que está no controle. E, se do lado direito vemos o rosto do monstro se construindo, do lado esquerdo do livro podemos ver que olhos, nariz e boca são apenas buracos nas páginas. Uma ideia genial que diverte e faz refletir.

Provado e comprovado: o livro é um sucesso entre as crianças!

Boa leitura e boas conversas!

Conheça o clube de assinaturas da Taba! Nossos seguidores têm desconto na primeira mensalidade:

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Isabella, autora do Na Corda Bamba! Fiz minha graduação e mestrado em Educação na PUC-Rio e uma pós graduação em Psicopedagogia. Além de escritora e poeta, sou professora de Ensino Fundamental I . Meu grande objetivo é formar leitores e escritores! Por isso, livros, letras e poesia transbordam nas minhas aulas!

Deixe um comentário