Animais Leitor Iniciante Temas delicados

Madeleine Finn e Bonnie

Alfabetização

Nem todas as crianças aprendem a ler ao mesmo tempo, por isso o ministério da Educação divide o Ensino Fundamental em dois ciclos. Ao final do primeiro ciclo, que vai do 1o ao 3o ano a criança deve estar alfabetizada. É um processo longo e que deve ser respeitado, com as devidas mediações, lógico.

Muitas crianças ficam inseguras nesse momento. Algumas têm vergonha, outras se sentem inseguras. É importante acompanhar o desenvolvimento delas, incentivando a construção da leitura e da escrita, mas sem forçar a barra.

Madeline estava aprendendo a ler, mas ainda não conseguia decifrar todas as palavras. Principalmente quando a professora a pedia que ela lesse alto para a turma toda. As crianças que obtinham sucesso ganhavam uma estrelinha, Madeline ganhava apenas um coração que dizia “continue tentando”. A hora da leitura era uma tortura para a menina, que ouvia risadas e brincadeiras dos colegas. Uma cena bem comum em sala de aula, não é? Por conta disso, Madeline detestava ler.

Bonnie

Pensando nisso, a mãe decide a levar a menina na biblioteca do bairro. Mas não era uma biblioteca qualquer, nesse lugar as crianças podiam ler para os cachorros. A bibliotecária convida a menina a experimentar e é assim que Madeline conhece Bonnie, uma cadela que com jeito de urso polar. E aí são páginas e páginas cheias de ternura. A criança começa nervosa, mas Bonnie tem muita paciência. Madeline tenta diversas vezes e encontra no olhar da cachorrinha um porto seguro e um incentivo. Não importa se ela se enrolar com as palavras, Bonnie não vai rir nem caçoar. Pelo contrário, Bonnie se deixa acarinhar pela menina e sorri.

Madeleine passa a ler para a cadela todos os sábados e vai ficando cada vez mais segura. É essa relação que vai aumentando sua autoestima e com isso a menina vai lendo cada vez melhor. Mais uma vez o afeto com um motor da leitura.

No dia de ler novamente na escola, Madeline ainda está nervosa, mas a mãe pede que ela imagine que está lendo para Bonnie. A estrela desce do céu direto para o caderno de Madeleine.

Conheça outras histórias com animais!

Animais de estimação

Esse é o Franz, o vira-lata daqui de casa!

Uma história cheia de fofura e ternura. Algumas pesquisas dizem que os animais, principalmente os cachorros, se beneficiam da leitura feita pelos humanos. Mas eu tenho certeza de que são os humanos os que mais tiram vantagem desse momento. Animais trazem para a gente um amor sem limites e nos ajudam em diversos momentos da vida.

Escrito por Lisa Papp e publicado agorinha pela Editora Salamandra, essa delícia de livro vai encher os corações das crianças, dos adultos e dos animais.

ATENÇÃO: se você tem animais em casa a leitura desse livro pode causar cenas de fofura explícita.

Boa leitura e boas conversas!

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Bella, criadora do Na Corda Bamba! Sou pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação. Atualmente trabalho como professora de Ensino Fundamental I aqui no Rio de Janeiro.
Sou uma viajante literária e geográfica, adoro comida italiana, cheiro de mato e o canto dos passarinhos.

Deixe um comentário