Para se divertir Primeiras Leituras

O Bicho Mais Poderoso do Mundo

Colorin Colorado

Dia 20 de março foi dia do contador de histórias e quem é que não se encanta com o trabalho dessa gente tão primorosa na arte de fazer brilhar os olhos de adultos e crianças?

Pensando nisso, a Editora Aletria lançou uma coleção para colocar em texto histórias de tradição oral coloca na palavra escrita histórias de tradição oral contadas e recontadas no Brasil e em Portugal. 

O bicho mais poderoso do mundo é o primeiro volume dessa coleção, um conto africano que tenta explicar a domesticação do gato.

O Bicho Mais poderoso do Mundo

Quem tem um animal desses em casa sabe que ele é um tanto…blasé, vive com o nariz pra cima. Sabe o porquê disso? O felino vivia na savana a procurar o bicho mais poderoso do mundo. Observou os macacos e toda a sua agilidade, se juntou logo a eles achando que tinha encontrado sua resposta.

Conheça outros livros para se divertir!

Mas de repente, tudo ficou muito quieto, muito calmo, muito silencioso e os macacos começaram a se agitar. Era o leão, com toda a sua majestade e coroa em forma de juba. O gato repensou, aquele sim era o animal mais poderoso do mundo e logo se juntou a ele.

Mas de repente, tudo ficou muito quieto, muito calmo… . e apareceu o rinoceronte, que parecia mais poderoso que o leão. E assim vai a história, se repetindo como as crianças adoram, trazendo sempre um animal superior ao outro. Até que chega-se ao bicho homem, que obedece a sua mulher e o gato passa a viver com eles. Mas a mulher morre de medo de um rato, que é rapidamente devorado pelo… SPOILER ALERT!

E  então o gato descobre que ele sim é o bicho mais poderoso do mundo.

Um conto de repetição

Uma delícia de história para ser contada e recontada diversas vezes em casa, na escola, no parque. O texto foi escrito em forma de linguagem oral, com pausas, onomatopeias, é quase um guia pra contação produzido pelo José Bocca. As ilustrações dos animais e da savana em tons alaranjados são de Bruna Lubambo. Já estou aguardando o próximo colorin! Excelente opção para você ler e contar para os primeiros leitores e leitores iniciantes!

Boa leitura e boas conversas!

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Bella, criadora do Na Corda Bamba! Sou pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação. Atualmente trabalho como professora de Ensino Fundamental I aqui no Rio de Janeiro.
Sou uma viajante literária e geográfica, adoro comida italiana, cheiro de mato e o canto dos passarinhos.

Deixe um comentário