Família Leitor Autônomo

Joana e Lia

Irmãos

A relação entre irmãos pode ser conflituosa, amistosa, parceira. Pode ser tudo isso, pode mudar em alguns momentos da vida entre aproximações e distanciamentos. Fato é que a fraternidade é um laço que vai além do sangue. Irmãos cresceram juntos, tiveram crianções parecidas. Só eles tiveram aqueles pais e os compreendem como ninguém. Claro que cada relação é diferente, mas há algo de único e especial na relação dos irmãos. Eu tenho dois, com os quais me relaciono de maneiras completamente diferentes. Mas há algo que nos une: nossos pais.

Irmãos ou irmãs com idades parecidas são companheiros de brigas e brincadeiras. Eu tenho um irmão um ano mais novo do que eu e as guerras eram constantes. Mas tenho boas recordações das nossas ilhas de fantasia. Quando a união é muito forte e os caminhos se separam podem ser um momento difícil de se lidar.

Joana e Lia

Joana e Lia são irmãs muito parecidas, alguns até acham que são gêmeas. Usam roupas iguais, frequentam a mesma escola, dividem o quarto, os planos e os sonhos. Mesmo sendo do mesmo tamanho, Joana é um pouco mais velha que Lia.

Chega o dia em que Joana muda de escola e agora as duas fazem caminhos diferentes. A mais velha tem outros horários, outros amigos, outros interesses. Lia continua ali, sonhando em ser trapezista, sopradora de vidro ou veterinária. Joana está adolescente e Lia ainda termina a infância. Ainda dividem o mesmo quarto, mas Lia se sente distante da irmã.

Observa-a, rejeita seus novos hábitos, mas também não consegue mais se identificar com o próprio jeito de ser. Lia está na Corda Bamba do crescimento. As roupas de Lia ainda são tão coloridas, mas a irmã usa um sapato preto, daqueles de festa.

Conheça outros livros sobre irmãos

Verde e Vermelho

Entre flores, cores e contrastes, imagens grandes e repletas de sentimento, as francesas Sandrine Bonini e Sandra Desmaziéres criaram um livro profundo que e cheio de verdade. Verde e vermelho são cores complementares, e foram elas as escolhidas para retratar a relação das irmãs. Cada ilustração é um deslumbramento, cada trecho de texto faz a gente parar e silenciar. Um livro pra ser lido com calma e com jeito, observando cada detalhe.

Joana e Lia não são gêmeas, mas são irmãs, cúmplices e como tais se reconhecem. Chega o dia em que Lia cresce e passa frequentar a mesma escola da irmã. Ainda há uma distância entre as duas, sempre haverá, mas há algo mais forte que as une.

Boa leitura e boas conversas!

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Isabella, autora do Na Corda Bamba! Fiz minha graduação e mestrado em Educação na PUC-Rio e uma pós graduação em Psicopedagogia. Além de escritora e poeta, sou professora de Ensino Fundamental I . Meu grande objetivo é formar leitores e escritores! Por isso, livros, letras e poesia transbordam nas minhas aulas!

Deixe um comentário