Animais Leitor Autônomo

Passarinha

 

Gente, bicho, planta

Coisa que ser humano faz é se relacionar. Se apega às coisas, se afeiçoa à gente, bicho, planta. Os animais são, muitas vezes, a primeira forma de relação de afeto das crianças para além da família. Com eles elas aprendem a cuidar, a esperar, a receber e dar carinho. E muitas vezes é preciso se despedir. Há despedida com hora marcada, outras são repentinas.

Conheça outros livros sobre a relação entre humanos e animais!

Passarinha

Um passarinho apareceu de surpresa na janela do menino. Foi chegando sorrateiro, pequenino e vivia sozinho entre os galhos da árvore. O menino foi logo procurar João, o jardineiro, temeroso de que o bichinho não continuasse a existir. O menino queria cuidar, abraçar, proteger de tudo o que pudesse ameaçar o pássaro. “Deixe a natureza cuidar” retrucou o sábio jardineiro.

Menino e pássaro foram construindo ponte, se relacionando, abrindo janelas. O menino crescia, o pássaro trocava de penas. Passarinho virou confidente, respondia piando às palavras do menino.

A natureza entrava pela janela, a criança misturada com folhas. As imagens em preto no fundo branco ganham um colorido metafórico com a chegada do animal. E eis que o menino descobre que é uma fêmea que o fazia companhia. A chamou de Ella. Era tão imponente que só poderia haver uma só.

Indicamos esse livro para os leitores autônomos.

Despedidas

Mas a natureza é livre e os pássaros são o símbolo da liberdade. Um belo dia Ella voou e deixou o menino desconcertado esperando a noite toda pela volta da sua parceira. O jardineiro conselheiro apazigua a dor do menino, explica que há hora de chegar e hora de partir. Ella tinha partido para fazer verão, assim como as andorinhas que não andam só. Mas deixou no menino um coração aberto e o peito repleto de boas lembranças.

Escrito por Regina Berlim e ilustrado por Thais Beltrame, Passarinha é um livro cheio de sensibilidade e poesia publicado pela Editora Peirópolis. Os traços leves e pretos, as imagens que não tomam as páginas e os imensos espaços em branco nos dão a dimensão do silêncio de que precisamos para ler a obra.

Boa leitura e boas conversas!

Compre aqui

 

Sobre o autor

Isabella Zappa

Isabella Zappa

Olá, eu sou Isabella, autora do Na Corda Bamba! Fiz minha graduação e mestrado em Educação na PUC-Rio e uma pós graduação em Psicopedagogia. Além de escritora e poeta, sou professora de Ensino Fundamental I . Meu grande objetivo é formar leitores e escritores! Por isso, livros, letras e poesia transbordam nas minhas aulas!

Deixe um comentário